Os dados sobre a pesquisa de resgate e regulamentação do queijo colonial gaúcho é um dos assuntos a ser tratado durante o 1° Seminário de Queijos Artesanais, que será realizado durante a Expointer (28), das 8h30 às 13h, no Auditório da Administração Central. Numa promoção da Emater/RS-Ascar, secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), além de Ulbra e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as inscrições para o Seminário estão abertas e podem ser feitas através do link
.
De acordo com a programação, o grupo de pesquisa formado por Emater/RS-Ascar, Ulbra e Seapi apresentará os dados sobre o resgate e regulamentação do queijo colonial gaúcho. Em seguida, serão apresentados os dados das análises de queijo colonial dos serviços de inspeção estadual (DIPOA) e federal (SIF), por representantes da Seapi e do Mapa.
O projeto do Queijo Artesanal Serrano será apresentado por representante da SDR e o tema “Fungos em queijos artesanais”, abordado pelo professor Luiz Rosa, da Federal de Minas Gerais. Fabiana Thomé, do Mapa, vai falar sobre “O que são produtos artesanais”, e Ana Groff, da Seapi, sobre “Importância da sanidade do rebanho para a fabricação de queijos artesanais de leite cru”. Após as palestras, haverá debate.
“Nossa expectativa é que participem do Seminário em torno de 150 pessoas, entre estudantes, técnicos e agricultores”, afirmou Bruna Bresolin Roldan, engenheira de Alimentos da Emater/RS-Ascar.