Cinco estabelecimentos de ensino da rede estadual em Sant’Ana do Livramento concentram neste domingo as provas do Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas reúnem milhares de jovens e adultos em todo o País na busca da regularização ou conclusão do ensino nos níveis Fundamental e Médio.
Em Livramento, o Encceja movimenta estudantes, familiares, funcionários de escolas e professores desde às primeiras horas da manhã deste domingo. Os funcionários e técnicos contratados pelo Governo para trabalhar na supervisão e aplicação das provas concursos precisaram de apresentar nos cinco educandários onde as provas estão sendo aplicadas às 6 horas. Os portões para acesso aos locais das provas foram abertos às 8 horas e fechados impreterivelmente às 8 h45min. Como sempre acontece, alguns retardatários não puderam entrar e chegou a haver correria à frente das escolas e nas proximidades em razão de que muitos candidatos levaram apenas caneta de tinta azul, quando o regulamento do Encceja exigia exclusivamente o uso de caneta de tinta preta.
A coordenação do Encceja ainda não disponibilizou os números da abstenção em cada escola. No Professor Chaves, onde cerca de 370 alunos deveriam fazer as provas, o comparecimento foi de “mais de 250”, segundo o professor e vereador Antônio Zenoir, que atua junto à coordenação do trabalho. Os alunos têm até às 11 horas para responder às questões, na parte da manhã. À tarde, os portões serão abertos às 14 horas e as provas terão início às 15 horas.