sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Forças de segurança realizaram revista na Penitenciária de Santana do Livramento

Forças de segurança realizaram revista na Penitenciária de Santana do Livramento

Por volta das 5 horas da manhã desta sexta-feira (27) um grande contingente de Policiais militares, civis, bombeiros e agentes da SUSEPE saíram do quartel do 2º RPmon em comboio em direção à Penitenciária Estadual de Santana do Livramento para realizar uma operação de busca e revista dentro da casa prisional.
Ao todo, cerca de 60 profissionais da área de segurança atuaram na operação que foi coordenada pela Brigada Militar, Policia Civil e SUSEPE. Dentro do estabelecimento foram realizados todos os procedimentos de rotina, se tratando de uma revista geral onde os apenados são retirados de suas celas e levados para o pátio da penitenciária e em seguida é feita a revista cela por cela. Segundo na coordenação dos trabalhos a operação transcorreu de forma tranquila e pacifica com a colaboração dos apenados.
O principal alvo da ação foi a busca de aparelhos celulares e outros objetos em virtude das fugas que ocorreram na semana passada, onde três apenados conseguiram escapar mas foram recapturados alguns dias depois em Ciudad Del Leste no Paraguai e deportados para o Brasil onde permanecem a disposição da justiça aguardo o retorno para Livramento.
Sobre os objetos apreendidos
Nas celas dos detentos, os policiais encontraram alguns aparelhos celulares, uma pequena quantidade de entorpecentes além de muitas facas artesanais feitas com barras de ferro e outros utensílios semelhantes. Ao todo foram apreendidos 10 aparelhos celulares.
Remoção de três apenados
Durante a ação foram removidos três apenados que serão remanejados na Penitenciária Modulada de Uruguaiana.
Forças de segurança atuando juntas
Segundo o Tenente Coronel Glademir Barbosa Otero comandante do 2º RPmon que esteve participando junto com seus soldados na operação a ação foi vitoriosa pois não houve nenhum tipo de incidente que colocasse em risco a vida tanto dos policiais quanto dos apenados, além é claro de ser uma demonstração de força das instituições de segurança do municipio que atuaram em conjunto no planejamento e na execução.” Nós viemos com um apoio em força, fizemos a contenção dos presos no pátio onde tiramos eles das celas e a estrutural ficou a cargo da SUSEPE. Classifico como vitoriosa a nossa ação e estamos sempre prontos e a disposição de todos os órgãos que precisarem” encerrou.
A Operação foi um sucesso
O diretor regional da SUSEPE (Superintendência de Serviços Penitenciários) Nilton Moreira da Silva também participou diretamente da operação que classificou com sucesso. Principalmente pela forma profissional que foram conduzidos os trabalhos.” Nós podemos destacar o entrosamento na Brigada Militar, da Polícia Civil e da SUSEPE em um momento muito complicado que passa a segurança pública. Então essa revista geral foi muito positiva e nós esperamos realizar outras em breve para mostrar a mãe forte do estado que está presente”.
Surpresa positiva
Para a Delegada Regional da Policia Civil, Ana Tarouco, o pequeno volume de apreensões surpreendeu os policiais, mas de uma forma positiva tendo em vista o tamanho do presídio de Livramento.” Nos surpreendeu mas de uma forma positiva, porque nós esperávamos que o volume fosse maior tendo o vista o tamanho do presídio e é uma realizado nos dias de hoje a presença de celulares nas cadeias. Mas o que nós devemos ressaltar foi o trabalho realizado hoje, em uma operação deste tamanho sem nenhuma ocorrência e dentro da mais absoluta técnica. E é uma resposta do nosso trabalho para a sociedade” encerrou.

Coronel Otero, Delegada Ana, Diretor da SUSEPE, Nilton Moreira da Silva – Comandaram a Operação (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Por: Matias Moura – [email protected]

Rosas de Ouro: pelos sonhos realizados

O projeto social Rosas de Ouro, que atua há 25 anos na assistência a crianças e adolescentes em situação de fragilidade social de Livramento e Rivera, realizou na semana passada a 10ª edição de sua já tradicional “Noite de Princesas”, que dá às meninas que completam 15 anos a tão sonhada festa de debutantes. Entre padrinhos e madrinhas que ajudam