dom, 20 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Professores recebem voto de congratulações pelo projeto desenvolvido “Formação Cultura e Saberes Afro”

A homenagem aconteceu na Câmara de Vereadores para Gislaine Grecellé, João Batista Conceição e Síndia Delavecchia. Projeto terá sequência em escolas públicas estaduais de outros municípios

Nesta semana ocorreu a entrega do voto de congratulações na Câmara de Vereadores aos professores Gislaine Grecellé, João Batista Conceição e Síndia Delavecchia proposto pelo vereador Germano Camacho.
A proposta do vereador se justifica pela execução do projeto Formação, Cultura e Saberes Afro, que capacitou diretores, supervisores, professores e estudantes para o tratamento de temas relacionados à influência afro.
Após a entrega do título, foi realizada a abertura da sessão plenária, onde ocorreu a leitura do protocolo. Em seguida, foi dado início ao trabalho das comissões.

Formação Cultura e Saberes Afro

O projeto Formação Cultura e Saberes Afro teve início no dia 7 de junho de 2018, com orientação da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
No projeto foram capacitados professores, diretores de escola, supervisores, alunos do magistério e aberto também ao público em geral.
O professor Batista Conceição em observância à lei 10.639/2003, que determina a difusão da cultura africana nas escolas, forma e capacita de maneira formal e informal os educadores. Na oportunidade, são apresentados vídeos, legislações, livros e impressos sobre influência africana na formação do povo brasileiro.
Na primeira etapa participaram cerca de 110 pessoas formadas, inclusive, pelas duas turmas de magistério da Escola Estadual Carlos Vidal de Oliveira.
Este projeto terá sequência nas escolas públicas estaduais de Santana do Livramento e também em Rosário, Quaraí, São Gabriel e na área de abrangência da Coordenadoria.
Portanto, os cumprimentos foram à professora Gislaine Grecelle que leva frente ao projeto, à professora Síndia Delavecchia, coordenadora da pasta de assuntos étnico-raciais, e ao professor Batista Conceição que faz as palestras. A capacitação é um projeto pioneiro no Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Educação.

Na foto, Sindia Delavecchia, Gislaine Grecellé e Batista Conceição (Foto: Cedida)

Por: Lauren Trindade – [email protected]

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os