O projeto atuará em vários locais com acesso gratuito de modo que incentive a leitura sem visar classe social e intelectual
Nesta semana, um ato realizado junto a Escola Infantil Joca Paiva, na Praça Oriovaldo Grecellér, marcou a inauguração da Biblioteca Móvel desenvolvida pelo Projeto Ler em Santana do Livramento.
Nos últimos anos, a educação no Brasil apresentou melhorias significativas com a queda da taxa de analfabetismo e, ao mesmo tempo, o aumento regular da escolaridade média e da frequência escolar. Mesmo assim, a situação da educação no Brasil ainda não é satisfatória.
Santana do Livramento conta hoje com apenas uma Biblioteca Pública de livre acesso, com o desejo de levar para a sociedade um pouco mais de leitura, cultura e desenvolvimento sobre o saber. A partir disso, surgiu a ideia do Projeto Ler, abordando crianças, jovens e adultos. O projeto atuará nas ruas, vilas, comunidade rurais, periferias e feiras livres. Nestes lugares o projeto contribuirá com o acesso gratuito a leitura de livros.
Com o intuito de incentivar o gosto pela leitura o projeto realizará acesso a diversos livros, auxiliará na implantação da Hora de Leitura Semanal nos bairros. Tudo isso sem visar classe social e intelectual, mas sim, ensiná-los a lê-los, como fonte propagadora de divulgação de culturas, de saberes e como suporte a planos e programas educativos. Os pontos de leitura constam de uma pequena biblioteca para acesso de todos e coordenado por um membro escolhido pelo Grupo Ação.
De acordo com Ednilson Nogueira, responsável técnico, a importância do projeto se deu a partir de estudos e dados levantados pelo IDEB e IDHM, onde foi constatado a deficiência educacional. “A ideia em conjunto com a Secretaria de Educação é melhorar todos os índices enquanto parceiros em uma gestão compartilhada. O projeto aplica-se como comodato enquanto estivermos aqui a biblioteca móvel estará a disposição do município, a princípio até final do ano letivo”, comenta.
Além disso, a Biblioteca Móvel tem uma patrona que foi a professora responsável por doar mais livros, Cris Daniela. O projeto conta com mais de três mil livros. Quem tiver interesse em participar da ação, pode agendar até o final do ano, basta encaminhar o pedido para a Secretaria de Educação ou para o Grupo Ação, localizado na Rua Thomaz Albornoz n° 443. A Biblioteca conta ainda com contador de histórias, pipoca e sorteios de brindes didáticos em todas as ações.
Lauren Trindade – [email protected]