seg, 25 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

“Isso é tortura psicológica” diz servidora pública concursada ao ser substituída por estagiário

Sueli Torres da Silva diz tomar calmantes para suportar a situação que passou

 

Durante o programa da Rádio RCC FM (Boa tarde cidade) desta segunda, a servidora pública concursada, Sueli da Silva afirmou o que havia dito antes com relação ao seu afastamento da Biblioteca Pública Municipal de Livramento. “isto é tortura psicológica, estou indignada. Vão contratar estagiários para o meu lugar. Já tomei calmantes e antidepressivos” afirmou.

Sueli e mais duas colegas que são concursadas há 25 anos e eram originalmente lotadas na Secretaria de Educação, estavam há anos trabalhando pela Pasta da Cultura. Nesta segunda elas foram colocadas em disponibilidade e no seu lugar o Secretário de Cultura colocará estagiárias da área de educação e pedagogia.

Sobre o caso, o secretário Luiz Arrieta disse que está fazendo um planejamento na secretaria e que as funcionárias não teriam apresentando bons resultados na avaliação e por isso foram colocadas à disposição da sua pasta de origem. “Estamos fazendo um trabalho aprofundado e consciente na Secretaria, estamos buscando por melhores resultados e um trabalho eficiente” e foi sob esta justificativa que o secretário também confirmou a contratação de uma bibliotecária da cidade de Dom Pedrito para assumir a Biblioteca.

Fernando Linhares prometeu que o caso das três servidoras será revisto nesta terça-feira e que elas foram orientadas a aguardar em casa apenas nesta segunda já que o expediente estava na metade. Perguntado sobre contratações de estagiários e justificativas das trocas de servidores, ele disse que não saberia responder. Sueli diz que ouviu o contrário e que, segundo ela, o secretário ligaria quando tivesse alguma novidade.

O caso também repercutiu na Câmara de Vereadores e segundo o vereador Melado (Lídio Mendes) muitos funcionários de escolas também foram afastados. O vereador Itacir também conformou que a lista é grande e que o caso merece atenção. O vereador Aquilies e Nilo foram enfáticos e disseram que este tipo de denúncia deve ser apurada.

Sueli disse ainda que foi obrigada a limpar o chão da Biblioteca com espátulas e considerou isso como humilhação. “Tenho prótese na mão esquerda e tive que limpar o chão com espátula por causa do secretário”, falou.

Entenda o caso:

Na manhã desta segunda-feira (16) a funcionária pública, concursada há 25 anos na Prefeitura de Livramento procurou a reportagem do Jornal A Plateia para fazer uma denúncia grave. Segundo Sueli Torres da Silva, 53 anos de idade, ela foi colocada em “disponibilidade” pela Secretaria de Cultura e ficará sem exercer nenhuma função laboral, contudo, continuará a receber seus vencimentos como servidora pública, sem trabalhar. Segundo a funcionária esta é uma manobra para que a Prefeitura contrate CCs, segundo o Decreto de Calamidade publicado na semana anterior.

A Denúncia:

Sueli disse em entrevista que sua secretaria de origem é a Pasta da Educação, mas que há muitos anos, quando foi criada a Secretaria de Cultura ela foi lotada para esta nova secretaria e ficou trabalhando na Biblioteca Pública Municipal, na Rua Sete de Setembro. Na última sexta-feira (dia 13) quando deixava o trabalho no final do expediente recebeu um documento dando conta que seu trabalho na Biblioteca não era mais necessário e que ela deveria se apresentar na segunda-feira (16) hoje, na Secretaria de Educação, juntamente com outras duas colegas.

Sueli e mais duas colegas que estavam trabalhando na Biblioteca Municipal e são “originalmente” concursadas pela Secretaria de Educação procuraram a secretária Maria Regina nesta manhã (16), mas, segundo Sueli, ouviram da secretária que elas não eram necessárias lá, porque toda a secretaria estava preenchida (já havia pessoal suficiente) e não havia um serviço que elas pudessem ocupar. Sueli contou que foi acompanhada da secretária Maria Regina e das duas outras colegas até à Prefeitura para uma reunião com o secretário de Administração, Fernando Linhares e que a situação foi exposta. Sueli ouviu ao final da reunião que não poderia voltar para a Biblioteca (pois segundo documento encaminhado pelo secretário de Cultura elas deveriam voltar para a Educação) e como na secretaria de educação não há trabalho ou tarefas “sobrando” que elas possam desempenhar, ela e as duas outras colegas ficariam em DISPONIBILIDADE  e que poderiam ir para casa, mas que teriam seus salários pagos no final do mês e o “ponto” seria assinado.

Sueli acredita que esta é uma manobra para que a Biblioteca Municipal fique sem funcionários, e que a prefeitura contrate pessoas em caráter de urgência. “Sou concursada, trabalho há 25 no serviço público e é uma vergonha o que estão fazendo, não admito  isso, quero ganhar meu dinheiro, mas quero trabalhar e não posso admitir isso, me mandaram para casa e disseram que meu ponto seria assinado, mesmo que eu não trabalhasse, tudo isso para contratar pessoas deles, para as eleições. Já contrataram uma bibliotecária de Dom Pedrito e colocaram a gente em disponibilidade”, desabafou.

Sueli disse que terminada a reunião na Prefeitura ficou chocada e que a primeira coisa que pensou foi em procurar o Jornal e expor esta situação: “estão tirando os funcionários antigos para contratar gente nova, pessoal deles, e a gente tem que ficar calado, mas eu não, isso é absurdo”, falou.

A Redação fez contato com o Secretário de Administração, Fernando Linhares que confirmou que as funcionárias estão em “disponibilidade”, mas afirmou que não poderia revelar o teor do Memorando da Secretaria de Cultura que apontaria os motivos para o afastamento das servidoras da Biblioteca Pública. Fernando disse que fez apenas os trâmites administrativos e que as servidoras devem procurar suas lotações originárias.

A Redação também tentou contato com o Secretário de Cultura, Luiz Arrieta, mas ele não atendeu o celular e não estava na Secretaria. Segundo telefonista da Pasta, ele estaria em uma reunião no Planejamento.

Confira o vídeo da entrevista:

Boa tarde Cidade na RCC FM.

Publicado por Jornal A Plateia Livramento em Segunda-feira, 16 de julho de 2018

SERVIDORA SE EMOCIONOU AO FALAR SOBRE O CASO
SERVIDORA DURANTE ENTREVISTA NESTA SEGUNDA

Médica santanense participa de Congresso Gaúcho de Análises Clínicas

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Dra. Mariana Villar, farmacêutica-bioquímica e sócia proprietária do Laboratório Dr. Bolivar, participou do Congresso Gaúcho de Análises Clínicas, realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os temas abordados estão biomarcadores cardíacos, inflamatórios, espermograma, além de gestão laboratorial. As palestras assistidas irão se reverter

Giordani Turismo investiu mais de R$ 25 milhões para colocar Trem do Pampa em operação na Campanha Gaúcha

Empresa adquiriu o veículo, realizou a revitalização das estações, manutenção da via férrea e construiu garagem para o VLT. Atrativo deve receber novos investimentos no futuro. Ao completar quatro meses de operação do Trem do Pampa e tendo recebido mais de 20 mil visitantes, a Giordani Turismo projeta novos investimentos em Sant’Ana do Livramento. Até o momento, mais de R$ 25

Cresol reinaugura agência em Marau (RS)

Com uma estrutura ampla e moderna, a nova agência exibe uma homenagem ao município Na quarta-feira, 13 de novembro, Marau (RS) celebrou a reinauguração da agência de relacionamento da Cresol. Com atuação no município há vários anos, a nova agência conta agora com uma moderna e ampla estrutura para melhor atender aos cooperados. O espaço, com quase 400 m², destaca-se