A Escola Estadual de Ensino Fundamental Vitéllio Gazapina promove, no mês de setembro, mais uma edição do FESPO (Festival Estudantil Polivalente) – “despertando talentos”. O principal objetivo do projeto é envolver o aluno em temas nativistas, valorizando a cultura local e provocando talentos até então desconhecidos entre os alunos.
Originalmente o festival teve início em 1983 com concurso de poesias nativistas, inéditas e não inéditas /declamação, revelando, a cada ano, novos talentos discentes da escola promotora, que participam de uma oficina poética para a criação das poesias concorrentes.
Em 2017, foi realizada a primeira edição do concurso de desenho, em duas fases – escolar e interescolar, com 30 participantes nesta fase, representantes de quatro escolas públicas de nossa cidade. Na segunda edição podem participar alunos do quarto ano do EF até o nono ano, Ensino Médio e EJA (Fundamental e Médio), a ser realizada dia 31 de agosto na escola Polivalente. Adair Rubim de Freitas é o Patrono do Festival.
Em 2018 a escola inova com a realização da primeira edição do concurso de fotografia, também integrante do FESPO, para alunos dos anos final do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Fundamental e Médio) e professores, no dia primeiro de setembro na Fazenda Palomas, tendo como ferramenta os próprios celulares dos participantes. Para os professores a Comissão Organizadora disponibilizará lentes especiais – 8x, 60x, olho de peixe e macrofotografia.
As inscrições já estão abertas e se estenderão até dia 03 de agosto para o desenho e para a fotografia e devem ser realizadas junto à coordenação pedagógica de cada escola.
Um grupo de ex-alunos do Polivalente, presidido pelo saudoso Norberto Oliveira, estará ajudando na organização e realização do concurso.
A comissão organizadora está composta pelo professor de Artes Carlos Lacir Larruscain, diretora Professora Liziane Machado, coordenadora pedagógica. Professora Ana Maria Fialho, vice-diretora e responsável pela Biblioteca da escola Professora Ida Larruscain, e pelos alunos Luis Yuri Cardoso, Yngrid Rayssa Maria, Camila Izabel Irigaray, Maria Eduarda Dias e Junior Rubim.
A culminância do projeto acontecerá dia 11 de setembro no PTG Jayme Caetano Braun, com a final do concurso de poesias – fase escolar, mostra de produtos artesanais e premiação aos vencedores nos concursos de desenho e fotografia.
Por: [email protected]