qui, 28 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Liberato prepara edição Histórica da Vertente da Canção Nativista

A Vertente Nativista Estudantil que nasceu há 16 anos atrás, mais precisamente no ano de 2002 por meio da iniciativa da disciplina de gestão implantada na grade curricular da Escola de Ensino Médio do Instituto Estadual Liberato Salzano Vieira da Cunha é um projeto pioneiro dentro da área educacional no estado do Rio Grande do Sul.
Não somente pelo seu apelo cultural por trabalhar a música gaúcha dentro do ambiente escolar , mas também pelo seu aspecto organizacional de caráter empreendedor que visa levar aos alunos noções de empreendedorismo dentro de um evento musical que hoje se tornou uma marcada consolidada em nosso município” A vertente não é apenas um festival de música , ela é um projeto muito maior que hoje contempla toda a comunidade escolar do Liberato , desde as crianças menores aos adolescentes que se envolver nas atividades culturais que hoje englobam o projeto como a Sonora Liberato , Vertente Pop entre outros” destaca a professora Ana Elisa Ventimiglia coordenadora do evento e um das criadoras do projeto.
Neste ano a Vertente acontecerá no dias 28, 29 e 30 de setembro, no Ginásio Guanabara, reunindo músicos desde a categoria pré-mirim ao adulto. Ainda não foram definidos os nomes dos jurados bem como os shows musicais do evento em virtude da busca por patrocínio para a realização do festival.
A Grande novidade deste ano é a realização do concurso pré-mirim para crianças, além da linha nativista profissional que é um nosso antigo dos organizadores. “Essa é a nossa vontade, fazer a linha profissional paralela ao estudantil” disse a coordenadora. Segundo ela em breve o regulamento com mais informações será divulgado

Legado para as próximos gerações

Prestes a realizar a 10 edição do festival, Ana Elisa diz se orgulhar do trabalho realizado pelos alunos, para os alunos. “A nossa ideia quando criamos o projeto foi deixar algo de bom para a nossa cidade, contribuir de alguma forma. E a vertente proporciona isso a eles é muito mais do que apenas um evento musical, mas sim uma oportunidade para eles se desenvolverem como pessoas e ainda deixarem um legado para a nossa terra” afirma ela.
Para Ale Har, Radialista, Músico e Gestor Agroindustrial, a Vertente possui uma grande importância para a música gaúcha e para município visto que muitas vezes é a oportunidade inicial de vários compositores, Intépretes e Instrumentistas. “Este grandioso resultado é ainda mais acentuado para Santana do Livramento, cidade berço de tantos talentos e diversas gerações nativistas, estes, que na continuidade e no sucesso de seu trabalho, levam com muito carinho e orgulho o seu “primeiro passo”, sua primeira história, assim como a prova de que esta primeira oportunidade foi “regalada” em sua própria cidade” disse.
O cantor nativista Volmir Coelho, que já atuou como jurado e fez show no festival destaca a importância do projeto que trabalha a música gaúcha dentro do ambiente escolar. “Acredito que muitas escolas deveriam seguir essa iniciativa que é extremamente cultural, é um festival muito bem organizado pelos estudantes que movimenta uma grande estrutura. Todos estão de parabéns.

Da infância a fase adulta

Já para o poeta e radialista Claudio Silveira, que participou desde as primeiras edições do evento, o projeto da Vertente vai muito além da sala de aula. “Nós que tivemos a oportunidade de participar de alguns festivais profissionais, começamos na vertente. Desde a sua primeira edição ela é uma vitrine para que os jovens e as crianças possam demostraram o seu potencial além é claro da promover uma manutenção da nossa arte”.

De estudante a profissional

Como músico e participante ativo do movimento cultural do nosso estado, sinto-me orgulhoso em ter subido ao palco da 1ª VERTENTE NATIVISTA ESTUDANTIL, conquistando o primeiro Troféu Águia Estudantil e o de Melhor Intérprete, dando inicio no ano de 2002 a uma caminhada que certamente levarei por toda a vida. Vejo a Vertente como um berço de possibilidades que contribuem para o desenvolvimento da comunidade, agradeço a este festival por manter viva visão de fonte de Desenvolvimento Sociocultural e Econômico. Daniel Cavalheiro Músico e Compositor, Administrador de Empresas, Acadêmico de Ciências Econômicas.

Por: [email protected]

Allanamientos con incautación de droga y arma en Rivera

Tras trabajo de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional El pasado martes 19 de noviembre tal cual lo informó A Plateia en español fue inaugurada en Rivera la sede de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) de Uruguay y en la jornada de este miércoles 27 de

Reunião com a Portos RS na Comissão de Economia vai ampliar debate sobre hidrovias

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo definiu nesta quarta-feira (27/11), que a reunião requerida pelo deputado Rodrigo Lorenzoni para ouvir o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, terá a participação de lideranças ligadas aos segmentos econômicos e entidades do setor de hidrovias. Rodrigo avaliou como positiva a destinação de recursos do Fundo de Recuperação do Estado da