qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Laranjas produzidas no município fortalecem a economia local

Uma cadeia que facilita desde o produtor até o consumidor final

O pomar de laranjas da fazenda Rogembarh, produzidas em Santana do Livramento já está comercializando a fruta em três pontos da cidade. A plantação fica localizada na estrada do Cerro do Chapéu e esse é o primeiro ano da produção. Somente da laranja de umbigo foi colhido aproximadamente 15 mil quilos.
“Muitas vezes uma fruta que é buscada nas Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa), veio de outro estado, chega a Santana do Livramento com dez dias de colhida. No entanto, com uma fruta produzida no município, o comércio local é movimentado com fruta de qualidade de dois a três dias”, comenta Marcos Moraes, proprietário do pomar.
As laranjas no comércio local foram colhidas há três dias, a vantagem de estar próximo ao centro consumidor é que se consegue colher a laranja e rapidamente colocar na gôndola. “Só em ser uma laranja produzida no município, já acho uma coisa muito importante e nós temos que dar valor porque nossa luta é essa. Dar valor ao que é produzido na nossa terra, o que é produzido por nós. Isso só vem a beneficiar o município e vem a melhorar a renda de todos nós”, comenta Marilu da Silva, consumidora.
Com essa plantação e comercialização local fortalece a economia e gera recursos. Acaba favorecendo o produtor, o supermercado que vende a fruta, e o consumidor final. De acordo com José Luiz Righi, diretor da rede de supermercados, essas laranjas chegam ao mercado com toda qualidade. “Não é um produto que fica dias esperando o consumidor. É colhida de acordo com a necessidade da venda, então a fruta está sempre novinha”, explica.
Gandhi Husseim, administrador do supermercado 300, diz que apoia os produtores locais. “Principalmente quando oferecem um produto de qualidade como esse. Damos prioridade ao que é daqui, produzido no município, porque a capital fica na cidade e o dinheiro gira, fortalecendo a economia local”, destaca.

José Luiz Righi, diretor da rede de supermercados Righi.

Gandhi Husseim, administrador do
supermercado 300.
Marilu da Silva, consumidora. Foto: Paulo Leal/AP.

Por: Lauren Trindade – [email protected]

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025