qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Mulher tem lugar no esporte!

Conheça o time de futsal feminino Boka Loka

Sabemos que mesmo em pleno ano 2018 a discrepância entre a presença das mulheres e dos homens em alguns esportes é absurda. Até o século XVIII as mulheres eram proibidas de praticar e até assistir os jogos e, ainda hoje, é possível escutar coisas do tipo “isso é esporte de homem”.

Apesar dessa falta de representatividade feminina, em determinados esportes, ser uma realidade recorrente em muitas modalidades, cada vez mais, as mulheres mostram que têm sim, força suficiente para quebrar tabus estabelecidos pela sociedade.

Uma importante figura nessa luta de conquista por espaço é o time de futsal feminino Boka Loka F. F. Formado pelas atletas: Fernanda, Aléxia, Taynara, Paula, Thais, Natalie, Isis, Emily, Natalia, Vanessa e Jessica, o treinador Bernardo Mendez, a massagista Cristine Castro e a presidente Márcia Gomes, a equipe já tem muito o que comemorar. Nesse ano já participaram de 3 torneios fora da cidade, sendo que em Santiago conquistaram o terceiro lugar!

Foto: Elis Regina/AP

A presidente e fundadora do Boka Loka, Márcia conta que a ideia surgiu há 7 anos, no Dia das Mães. Ela estava com amigas e surgiu a ideia de fazer um jogo de futebol para as mães. “Chegando lá não tinha mãe suficiente, colocamos as filhas para jogarem conosco e foi maravilhoso, todo mundo gostou. A ideia começou a florescer desde aí, começamos a convidar times de outros bairros para fazer amistosos e não paramos mais”.

Hoje, as meninas são exemplos de mulheres que correm atrás de seus sonhos e fazem a diferença em um mundo machista. A atleta Fernanda conta que certamente ainda há preconceito em relação às mulheres praticarem esportes ditos masculinos, “a mulher joga de igual para igual, tanto que a gente vem aqui e fazemos o mesmo treinamento físico que os homens fazem. Não entendo esse preconceito que existe tanto dos homens quanto das mulheres”, conta ela.

Foto: Elis Regina/AP

O time ainda busca patrocínio e investimento para o futsal feminino na fronteira e, segundo toda a equipe, este é o maio dos desafios. Sem apoio financeiro para comprar uniformes ou mesmo participar de torneios, as meninas precisam arrecadar dinheiro por meio de rifas e pedágios para que consigam participar dos campeonatos e até mesmo treinar, visto que os treinos são feitos em quadras particulares.

O Boka Loka valoriza o futsal, a mulher atleta e a sua capacidade de jogar e de mostrar todo seu talento e a paixão de quem joga, de quem trabalha, de quem acompanha. Paixão esta que a cada dia vem cativando maior número de adeptos e torcedores, homens ou mulheres, a essa modalidade tão emocionante.

Interessados em apoiar, entre em contato:

(55) 9.99206419 Isis

(55)9.84445465 Márcia

Facebook: Boca Loka Futebol Feminino

Email: [email protected]

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025