qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Erva mate com maconha será comercializada no Uruguai

Nos últimos dias, o jornal argentino Claín, anunciou que na próxima semana o comércio Uruguaio venderá erva mate com Cannabis sativa, a maconha. O anúncio foi feito pelos distribuidores na quarta-feira (27), após autorização do Ministério de Saúde Pública do Uruguai, pouco mais de um ano depois de retirar o produto similar do mercado – por não cumprir as normas vigentes.
Desde 2016, o mercado de Cannabis está regulado no país. A venda é livre ao público desde que se sigam as regras decretadas pelo governo uruguaio. As primeiras marcas a oferecer a nova variedade serão Consentina e La Abuelita.
Pablo Riveiro, representante de ambas, explicou que o produto não tem efeito psicoativo, pois não possui THC (tetra-hidrocarbinol), principal componente da planta da maconha, sendo responsável por seus efeitos alucinógenos.
Sendo assim, as ervas “terão sua venda livre e poderão ser consumidas por qualquer pessoa”, disse Riveiro à agência DPA. “É uma erva não medicinal. Não é um medicamento e não é psicoativo”, acrescentou o empresário uruguaio, destacando que a mistura terá os benefícios do cannabidiol.
Como no Rio Grande do Sul, no Uruguai o mate é consumido a qualquer hora do dia e costuma ser vendido puro ou misturado com outras ervas, em alguns casos medicinais. O pacote de um quilo do mate com cannabis custará aproximadamente R$ 25,00 e será facilmente identificável pelos consumidores, pois sua embalagem terá uma folha de maconha.
Em contato com os principais supermercados de Rivera, ainda não se tem previsão de quando o novo produto chegará às gôndolas para os consumidores. Uma das maiores redes, o Macromercado informou que pretendem vender a erva mate.

Por: [email protected]

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025