sáb, 7 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 31 e 01.09.24
Aplateia Digital | 31 e 01.09.24

Última Edição

Cuidados com os pets no inverno

Arca de Noé Clínica Veterinária: sempre oferecendo o melhor para o seu pet!

A estação mais fria do ano exige cuidados especiais com nossos filhos peludos e, é sempre bom estar atento pois, a prevenção é sempre a melhor opção quando nos referimos à saúde. Com nosso rigoroso inverno eles sofrem tanto quanto humanos pois, poucas raças são bem adaptadas ao frio, como São Bernardo, Husky Siberiano, Terra Nova, Golden Retriever etc, então seguem algumas dicas para mantermos nossos bichinhos saudáveis e protegidos.

Proteção

Ofereça sempre abrigo aos pets, se forem animais de pátio proporcione um abrigo, casa com cobertas, de preferência em um local protegido que não tenha corrente de vento e que não receba chuva; caminhas e cobertas para os que vivem dentro de casa também são importantes.

Idade

Os filhotes e idosos precisam de atenção redobrada, são mais propensos a contraírem doenças típicas da estação, sentem mais frio, pois a pelagem não é abundante. Os idosos têm a perda natural de massa muscular e camada de gordura e os problemas articulares causam muita dor e desconforto, então observá-los e contar com o acompanhamento veterinário é fundamental.

Alimentação

É necessário prestar atenção à alimentação, o gasto energético é maior então, é recomendado usar uma ração super premium (com maior aporte energético) e, muitas vezes aumentar a quantidade, sempre que ele estiver em boa forma física.

Higiene

A higienização é muito importante, banhos quentinhos e uma secagem eficiente são fundamentais pois, pele úmida pode ser a porta de entrada de fungos e bactérias. A pele fica muito mais sensível no frio, pois os banhos são mais quentes e aliado às baixas temperaturas ressecam excessivamente a pele.  Por isso recorrer à estética canina e felina especializada é uma ótima opção.

Saúde em dia

Cães e gatos com vacinas em dia correm menos risco de contraírem doenças. A gripe canina ou tosse dos canis tem vacina específica, é uma síndrome respiratória complexa, de maior incidência nos climas frios e os principais sintomas são tosse, espirros, secreção nasal, falta de apetite, febre e nos casos mais graves pode evoluir para pneumonia. Os gatos podem contrair rinotraqueite, os sintomas se assemelham muito aos da gripe canina, e também pode ser prevenida com a vacinação. Essas gripes são altamente contagiosas e, animais braquiocefalicos são mais suscetívei como Pugs, Buldog inglês ou Fancês, gatos Persas, assim como idosos ou filhotes. Mas não podemos esquecer que nenhuma raça ou faixa etária está imune, a vacinação é sempre a opção mais segura e econômica.

Lazer

Os passeios devem ser realizados nos horários de menor frio, entre as 11h e 15h e, de preferência, sempre usando e abusando das roupas em animais de pelagem baixa. É muito importante cuidar os choques térmicos, sair de um ambiente quentinho para um frio pode causar vários problemas, assim como estufas sem umidificar o ar, o que resseca as vias aéreas.

Mas o que é muito importante é observar o seu animalzinho e procurar ajuda especializada sempre que for constatado comportamento atípico. E nunca esquecer que a prevenção é o melhor remédio, então pode contar com a gente, a Arca de Noé tem tudo que você e seu pet precisam para manter a saúde impecável!!! Afinal estamos há 28 anos cuidando da saúde do seu melhor amigo!!! Vem embarcar nessa arca!!!

Dra Lisiane Horstmann

Esperamos vocês na 13 de maio 1254, de segunda a sábado, das 8h às 19h sem fechar ao meio dia, marque sua hora pelo 3242-5008, e se precisar do plantão veterinário é só chamar no 98447-8833.

Endereço: Rua 13 de maio, 1254

Telefone: 3242 5008

Plantão 24 horas: 98447 8833

Instituto Unimed | RS em reconstrução

Há exatamente um ano, nosso estado sofreu a primeira grande enchente deste século e em maio deste ano novamente fomos fortemente impactados pelas chuvas. Desde então, temos caminhado juntos, enfrentando desafios e superando obstáculos. A jornada tem sido árdua, mas também repleta de momentos de união e solidariedade. Queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos que se uniram a