dom, 13 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Município de Santana do Livramento é alvo de fiscalização do CREA-RS

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), estará realizando a partir desta terça-feira (26), uma Blitz de fiscalização na cidade de Santana do Livramento.  O foco da ação que ocorre até o dia 28 são as áreas de Construção Civil, Segurança do Trabalho, Elétrica e Mecânica.

O setor da construção civil na cidade de Santana do Livramento representa um importante elemento de desenvolvimento econômico e social, além de empregar expressiva quantidade de trabalhadores e de impactar significativamente no desenvolvimento da região.

Outra área de grande relevância e que merece atenção especial é a Segurança do Trabalho. Segundo estudo da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, o Estado registrou 41.741 mil acidentes e 2.404 doenças do trabalho em 2016. O levantamento abrange o período entre 2013 a 2016. Somente em 2017, foram notificados 44.145 mil atendimentos e 331 óbitos foram computados. Ou seja, um trabalhador morreu a cada 26,4 horas. O número de mortes representa um crescimento em relação aos dois últimos anos.

Entre os acidentes estão as quedas em altura – que é a causa mais comum de lesões e morte – e os acidentes em trabalhos de escavação e movimentação de cargas.

Sendo assim, é de grande importância que a fiscalização do CREA esteja presente para garantir que as atividades e os serviços de engenharia sejam acompanhados por profissionais e empresas devidamente habilitadas.

A ação tem como objetivo fiscalizar 60 empreendimentos no Município de Santana do Livramento e garantir que todas as obras e serviços da área tecnológica estejam cobertas pelas devidas ART’s registradas por profissionais e empresas devidamente habilitados.

 

Confira o que será fiscalizado em cada área:

 

Civil: Empresas na área da construção civil sem registro; Projeto e execução dos itens de fundações, estrutural, arquitetônico, elétrico e hidrossanitário; Concreto Usinado; Estruturas metálicas e Estrutura pré-moldada.

 

Elétrica: PPCI e SPDA.

Segurança do Trabalho: PPRA e LTCAT; Projeto das instalações elétricas temporárias em canteiros de obras; Projeto e instalação da Linha de vida; Projeto e instalação das bandejas; Projeto, montagem e manutenção de elevador de carga; Projeto, montagem e manutenção do Balancim; Projeto, montagem e manutenção da Grua; Projeto, montagem e desmontagem de andaimes; Projeto, montagem e manutenção do guincho coluna; Projeto, montagem e manutenção dos guindastes; Programa de gerenciamento de Riscos em trabalho em altura e

Treinamentos trabalho em altura.

 

Mecânica: Manutenção preventiva e corretiva de elevador de carga; Montagem e manutenção do Balancim; Montagem e manutenção da Grua e Laudo de estanqueidade.

Contribuição: Bruna Jordana
Gerência de Comunicação e Marketing

Após pedido humanitário da oposição, ministro Alexandre de Moraes manda soltar mais três presos do 8 de Janeiro

Em uma importante vitória contra os abusos e arbitrariedades promovidos nas prisões decorrentes dos atos de 8 de Janeiro, três detentos obtiveram liberdade neste final de semana. A decisão foi proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, relator das ações penais no Supremo Tribunal Federal. Os alvarás de soltura foram concedidos em favor de Marco Alexandre Machado de Araújo, Cláudio Mendes

NOTÍCIAS DO DIA

Dia 12 de Abril de 2025, Sábado