qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Câmara de Vereadores de Rio Grande inviabiliza debate sobre exportação de animais vivos

Gado vivo sendo transportado (Foto: Cedida)

A Audiência Pública sobre Transporte e Exportação de Animais Vivos, marcada para às 18h30, do próximo dia 25 de junho, segunda-feira, na Câmara de Vereadores do município de Rio Grande, está cancelada. O Vereador Presidente da Casa Legislativa negou a concessão do espaço – Plenário – que já havia sido confirmado para o debate, informando sua decisão somente na data de ontem.
Causa estranheza que uma Casa Legislativa, cujos representantes são eleitos pela população, se recuse a sediar um evento desta natureza, de extrema relevância, onde poderiam ser explanados os vários aspectos que fazem parte do tema.
A exportação de animais vivos, ainda desconhecida pela maioria da população gaúcha e brasileira, deve ser pauta das novas políticas que necessitam ser construídas, em que pese toda a pressão que o poder econômico exerce, nas suas mais diversas nuances, direta e indiretamente, visando somente o lucro.
A tática do Presidente da Câmara de Vereadores, de barrar o debate sobre o tema, não condiz com o espírito democrático do município de Rio Grande, nem fará com que haja recuo da nossa parte para a realização do importante debate.
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul tem legitimidade constitucional para garantir toda e qualquer discussão e acolher a pluralidade de opiniões. Assim, por decisão do presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente Altemir Tortelli e da proponente da Audiência Pública, deputada Regina Becker Fortunati, o local do debate foi transferido para Porto Alegre.
Todas e todos estão convidados a comparecerem no Plenarinho da Assembleia Legislativa, às 18h30, do dia 9 de julho, quando será debatida a questão do transporte e da exportação de animais vivos.

Gado vivo sendo transportado (Foto: Cedida)

Por: [email protected]

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025