sex, 11 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

O frio continua na fronteira!

Foto: Fabian Ribeiro

A parte mais intensa da onda polar nos atingiu hoje, por isso a sexta-feira foi gelada na fronteira. A temperatura mínima registrada foi de 0,3° segundo a Estação Metereológica do Grupo A Plateia. Como era previsto, tivemos geada ao amanhecer.

Foto: Fabian Ribeiro

Mas, esse frio foi apenas uma amostra do que está por vir amanhã. Quem já ficou congelado, deve preparar ainda mais no agasalho no sábado de manhã. A massa de ar polar ganha ainda mais força e as temperaturas devem variar entre -1°C e 11°C, novamente com formação de geada ao amanhecer.

— Um dos fatores que determinam a formação de geada é a nebulosidade. Como a madrugada de sábado deve ter menos nuvens em relação a sexta-feira, a terra perde calor com mais facilidade, aumentando o risco de geada, inclusive em áreas onde o evento não é tão recorrente — explica o meteorologista da Somar Fábio Luengo para a GAUCHAZH.

Foto: Fabian Ribeiro

No domingo, o tempo continua estável, mas os termômetros sobem ligeiramente variando entre 3°C e 15°C.

A boa notícia é que teremos vários dias de sol pela frente e a partir de segunda-feira o frio começa a perder força.

Continue acompanhando a previsão e as notícias do tempo no Grupo A Plateia.

 

Hanelle Abot/AP

Primeiro ciclo de lançamentos de Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, encerrou em Brasília

Nesta quarta-feira (09), em Brasília, a Livraria Leitura do Shopping Pátio Brasil realizou sessão de autógrafos com autores de Liberdade Ameaçada – Propostas contra o avanço do autoritarismo no Brasil, de Rodrigo Lorenzoni, com textos de 12 diferentes autores. Além de Rodrigo, que preside na Assembleia do RS a Frente Parlamentar da Liberdade Econômica e do Livre Mercado e a

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse