O médico e empresário faleceu no dia 6 de junho em São Paulo, onde estava hospitalizado devido a problemas de saúde
Foi confirmado na manhã da última quarta-feira (6), o falecimento do empresário Mozart Mattar Hillal que estava hospitalizado em São Paulo devido a problemas de saúde. O corpo do médico chegou a Santana do Livramento na manhã de quinta-feira (7), foi velado na funerária Ângelus e sepultado no Cemitério Ecumênico Vale dos Sinos no fim da tarde. O Decreto 8.380 declarou luto oficial e homenagem póstuma pelos dias 6, 7 e 8 de junho.
Mozart tinha 69 anos, seus avós paternos e o pai nasceram no Líbano, enquanto ele e dois irmãos nasceram em Pelotas, terra natal da mãe, mas vieram ainda crianças para Santana do Livramento. O médico otorrinolaringologista deixa esposa Silvia Rosele Ilha Bragança e quatro filhos: João Gabriel Soares de Barros Hillal, Juliano Soares de Barros Hillal, Mozart Bragança Hillal e Marcelo Bragança Hillal.
Proprietário de uma rede de hotéis, Mozart Hillal construiu um patrimônio e contribuiu imensamente para o crescimento e desenvolvimento da cidade. Desde 1979 esteve como Diretor Executivo da Casa Verde. Diretor do Grupo Verde Plaza, empreendedor e homem de reconhecida liderança na comunidade.
Sempre esteve envolvido com questões sociais da cidade de Livramento e região, foi presidente da ACIL, Sindilojas, CDL, Armour Futebol Clube, Vereador além de ter atuado em outras diversas entidades. A cidade lamenta a perda de um dos seus grandes visionários.
O médico era entusiasta e colega correligionário. Segundo os amigos “um ser humano de caráter maravilhoso, Dr. Mozart contribuiu sempre, sem medir esforços, para o crescimento e desenvolvimento do município e da Fronteira da Paz”.
Mozart também fundou mais de oito loteamentos, hoje transformados em modernos bairros residenciais. Católico Apostólico Romano praticante, fazia questão de ser um dizimista generoso, colaborando significativamente para as obras da Igreja. Foi um grande amigo do padre Ézio Bertiotte, então pároco da Igreja Matriz de Santana.
Ele foi um paizão, e não apenas para os filhos, mas para muita gente. Como um gentleman, sempre tratou seus funcionários da forma mais cordial possível. Com parceiros de negócios e de associações das quais participou, o tratamento não foi diferente e se realizou com muito respeito ao próximo. Atenção a quem precisasse, a voz amiga e acolhedora para o diálogo: Dr. Mozart não diferenciava quem estava diante de si. Com a família o empresário sempre teve relação assentada em respeito, atenção, afeto e cumplicidade. Ele representou não apenas o Pai, mas um homem de referência para se enfrentar esse competitivo mundo, que necessita cada vez mais de líderes com capacidade de diálogo. Dr. Mozart foi um grande líder para a comunidade de Santana do Livramento e da Fronteira, pavimentando caminho para o desenvolvimento social em diversas áreas e assegurando às novas gerações os melhores traçados para o crescimento social e econômico com segurança, credibilidade e responsabilidade.
Depoimento de amigos:
“Trabalhei 27 anos com o Dr. Mozart, ele não era um chefe, era um amigo. Quando chamava atenção por algum motivo, sempre explicava. Uma pessoa que muito ajudou a todos. Como ser humano, será difícil de encontrar outro igual. Como família era aglutinador, sempre presente com os entes queridos. Deixa um legado para todos os filhos, pessoa dedicada e fraternal. Mesmo com sua partida, estava ensinando a todos nós”.
Edson da Silva Silveira
“A Associação Comercial e Industrial de Santana do Livramento (ACIL) une-se a todos que, com muito pesar, despedem-se do grande empresário, médico, companheiro, amigo e irmão: Mozart Mattar Hillal. E ainda que se creia cedo a partida, o imenso legado que deixou o eterniza, representado pelos vários feitos e serviços voltados para o bem-estar coletivo e o desenvolvimento da cidade de Santana do Livramento. Empreendedorismo, coragem, idealismo são alguns, dos tantos, nobres adjetivos que o qualificam. Mais que um visionário que, dentre poucos, viu a luz no fim do túnel, foi um realizador. Na verdade, depois do advento do Mercosul e dos Free Shops em Rivera, tudo mudou. E podemos, então, dizer, com acerto, que Mozart investiu no que parecia impossível, tornando o grupo Verde Plaza um destaque empresarial. Não se pode deixar de registrar, também, a destacada atuação na construção civil, congratulada, inclusive, pela ACIL, assim como na rede hoteleira, deixando uma descendência igualmente empreendedora e idealista. O filho João Gabriel, certamente inspirado pelo espírito do pai, desponta com o inovador Parque de Águas Termais Amsterland. E, na mesma sombra e rastro, do amado pai, seguem seus irmãos. Todos nós, empresários e cidadãos santanenses, sentimo-nos parte de sua família. Enfim, Mozart bem representou o “Patrão-Cristão”, definido na Palavra de Deus por meio da “Parábola dos Talentos”. Um exemplo a ser seguido por todos. Afinal, o homem nasceu para o trabalho e, sabemos, o investimento é o passo primeiro para se alcançar a geração de emprego e riquezas. Essa é, pois, sem dúvida, a marca registrada de sua atuação empresarial. Rogamos a Deus, também, pelas mães Patrícia e Sílvia a fim de que se mantenham firmes ao lado de seus filhos para que estes possam levar adiante, com o mesmo louvor e magnitude, a grande obra do honrado, e já saudoso, Mozart Mattar Hillal.
Jairo Minuzzi Zamberlan, Presidente da ACIL.
Mozart, meu amigo e Irmão gêmeo, fomos iniciados, na Maçonaria, Loja Saldanha Marinho “A Fraterna” em 10/04/1981, portanto há 37 anos. Durante este longo tempo, tive a honra e o prazer de desfrutar de tua companhia e amizade, juntos praticamos a verdadeira Fraternidade, tanto no plano material como espiritual, sempre procurando auxiliar os mais necessitados. Em nossas Entidades Patronais, Acil, Cdl e Sindilojas, junto aos demais líderes e colegas Empresários, trabalhamos de forma voluntária e desinteressada em benefício do progresso e desenvolvimento de nossa Cidade e Região. Viajamos a Brasília, Porto Alegre, Iquique no Chile e diversas outras Cidades, em reuniões com políticos, empresários e autoridades, buscando atrair investimentos para nossa Querida Santana, como às Lojas Francas, que hoje já são uma realidade. Mozart, aprendi a admirar suas virtudes e qualidades, tais como seu caráter, idoneidade, simplicidade, humildade e sua visão empresarial, seu legado de cidadão e Empresário visionário, será eternizado em todas suas obras e ações. Agradeço ao Grande Criador do Universo, pela oportunidade de conviver com meu Irmão, Amigo e Cidadão exemplar. Mozart as pessoas que amamos, não morrem, apenas partem antes, pois ficarão eternizadas em nossas memórias e Corações. Descanse em paz Mozart, sua missão terrestre foi cumprida com louvor! Nossas condolências a todos os Familiares, que Deus em sua infinita bondade, os conforte a todos!
António Alberto Righi
“O Mozart era um amigo de longa data, desde criança praticamente, uma pessoa fantástica, com alto astral, tinha na mente ajudar ao próximo. Ele ajudou muita gente sem que ninguém soubesse, a creche Pai Sete que está sendo reformada também tinha uma contribuição extraordinária dele. Era muito família, uma pessoa espetacular. Difícil falar dele dentre tantas qualidades, um empreendedor nato, com uma visão empresarial extraordinária, haja visto, por exemplo, as empresas e os negócios que ele tinha. Deixa um legado para os filhos, tenho certeza que eles irão honrar o nome do Mozart e tocarão os negócios da melhor forma possível. A perda será sentida por todos, não só por mim, mas pelos amigos e pela comunidade em geral. Semanalmente ele vinha no meu escritório tomar um cafezinho e conversar, era um amigo fantástico”.
Antônio Badra
Por: [email protected]