A Escola Santa Teresa de Jesus promove pelo terceiro ano o projeto Aluno Jornalista, no qual alunos em grupos criam um jornal impresso com assuntos debatidos em sala de aula. Na manhã desta terça-feira (29), aconteceu a apresentação dos trabalhos.
As temáticas abordadas foram relacionadas à história como: islamismo, mineração e geografia como nações que buscam a independência, território e regionalização junto ao ensino fundamental. Com os alunos do ensino médio dentro das cadeiras de filosofia e sociologia abordaram temas como informação, conhecimento e sabedoria interligados ao senso comum e à ciência.
Um dos grupos do sétimo ano, formado por Bruno, Felipe e Mariana criou um jornal sobre Islamismo. “A confecção do jornal não foi muito difícil, porque o mais complicado é descobrir tudo que tem que fazer. Na sociedade, era muito diferente o tema”, diz Felipe, aluno do 7º ano.
“A gente teve um dia pra se reunir no colégio, no laboratório de informática, onde resolvemos fazer a capa, pelo que eu percebi o mais fácil de fazer é a matéria. Deixar a capa para o final, pois fazemos a capa inspirada na matéria. Nós fizemos ao contrário, mas saiu tudo bem”, destaca Bruno Machado, aluno do 7º ano.
O professor de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Luiz Eduardo Pereira, diz que procuram trabalhar a influência do jovem, as mudanças do século XXI, como o conhecimento chega até eles e a relação política. “Isso tudo veio contribuir com esse tema da paralisação e dessa incógnita que surge hoje e ganhou uma explosão através das redes sociais, se o país vai sofrer uma intervenção ou vai sofrer um golpe. Isso a gente procurou trabalhar também com os alunos para poderem ter uma leitura do que está acontecendo e compreender que eles são atores sociais dentro desse contexto do Brasil”, comenta o professor.
Quem não atuou na produção do jornal também pode visualizar o trabalho dos alunos das turmas que participam do projeto.
Texto: Lauren Trindade/ [email protected].