Na última sexta-feira (25), a vice-prefeita Mari Machado participou de uma série de compromissos em Porto Alegre.Na Emater, Mari reuniu-se com o presidente da instituição, Iberê Orsi. No encontro, a Vice-prefeita verificou a disponibilidade de ampliar o número de técnicos no município. De acordo com Mari, o Presidente da instituição comprometeu-se em estudar a possibilidade, ciente da necessidade especial do município, em função do dos 39 assentamentos aqui existentes. No encontro, ainda foi abordada a mobilização que está sendo formulada pelos gestores de municípios com grande número de assentamentos, solicitando mais atenção do INCRA a estes locais. Ainda evidenciando o tema, neste ano, o Município sediará um Seminário Sobre Desenvolvimento Local e Regional, envolvendo assentados e Emater.
“A reunião foi bastante positiva. Precisamos nos preocupar com as famílias assentada em Livramento, que sem o apoio do INCRA, tornam-se responsabilidade exclusiva do Município, cujas condições financeiras são graves, como sabemos”, destacou Mari.
Outro compromisso da Vice-prefeita foi na Casa Militar, junto ao chefe Carlos Martins e o coordenador da Defesa Civil, Coronel Ávila. A disposição para auxiliar o município, o Coordenador da Defesa Civil destacou a realização do Seminário Capacitar, no próximo mês em Livramento, que reunirá os gestores municipais e apoiadores e voluntários que atuam junto a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil.
A Vice-prefeita ainda esteve na Secretaria de Desenvolvimento Rural, onde foi recebida pelo secretário adjunto, Claudemir Locatelli. Na oportunidade, Mari entregou a renovação das licenças ambientais dos 11 pontilhões do interior do município, emitidas pelo DEMA. A partir do encontro, o Secretário comprometeu-se em agilizar o processo junto a PGE e encaminhar para a licitação.
A última agenda cumprida na Capital Gaúcha aconteceu na Secretaria Nacional do Patrimônio da União, junto ao secretário Nacional do Patrimônio da União, Sidrak de Oliveira, e o superintendente no RS Antonio Carlos Nunes Yung. Representando o prefeito Ico Charopen, a Vice-prefeita recebeu o termo de guarda provisória do “Aeroporto dos Galpões”, localizado na Caneleira. Uma vez concedida a guarda, cabe ao município, elaborar projetos habitacionais de cunho social para o local, que deverão ser analisados pela SPU/RS.
“Durante 2017 estivemos em algumas oportunidades tratando deste assunto e outros na SPU. É motivo de alegria ver que o trabalho teve um resultado e finalmente receber a guarda desta importante área de nosso município que futuramente será cedida de forma definitiva”, que ressaltou a vice-prefeita Mari.
No encontro, o Superintendente Young ressaltou que a ação integra uma iniciativa de aproximação do Ministério do Planejamento com os municípios, através da destinação de áreas públicas da União para projetos de cunho social e também econômico.
Divulgação/Ascom