qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Alternativas para o Lago Batuva

Uma possibilidade de PPP pode colcoar o Batuva novamente na rota da diversão

Em novembro de 2017 empresários de Santa Maria protocolaram na Prefeitura a intenção de fazer uma PPP (parceria público privada) para o Lago Batuva. Naquela oportunidade, a empresa Urbanes, por meio dos diretores Helio Militz e Helio Militz Jr, protocolaram a Manifestação de Interesse Privado (MIP) em desenvolver estudos e propor soluções para o Lago do Batuva.
A intenção é considerada uma das melhores, afinal, uma PPP poderia trazer o Batuva para outro patamar e com mais estrutura para o entretenimento do santanense. (Parceria público-privada é o contrato pelo qual o parceiro privado assume o compromisso de disponibilizar à administração pública ou à comunidade uma certa utilidade mensurável mediante a operação e manutenção de uma obra por ele previamente projetada, financiada e construída. Em contrapartida há uma remuneração periódica paga pelo Estado e vinculada ao seu desempenho no período de referência. Alguns exemplos de obras realizada por PPPs são vagas prisionais, leitos hospitalares, energia elétrica, autoestrada dentre outras). De acordo com os empresários, o interesse em investir em Sant’Ana do Livramento se deu em função do potencial do espaço do Lago e da perspectiva de desenvolvimento do município.
Em conversa com o Secretário de Obras, Ricardo Dutra, os documentos referentes a este pedido saíram da secretaria de planejamento há cerca de 20 dias e foi para Sec. Geral de Governo. Segundo Ricardo, falta ao Município dar publicidade a uma Manifestação Pública de Interesse (MPI), com alguns critérios. Desta forma qualquer empresa interessada poderá apresentar projeto para o município, além da empresa de Santa Maria que esteve na cidade no ano passado.
Ricardo disse que já tem uma comissão nomeada pelo prefeito que vai avaliar todo o processo, com técnicos e funcionários de todas as áreas e espera que nas próximas semanas algo seja publicado.
Dentro os principais critérios, o Parque deve ser aberto ao público, deve existir a restauração da taipa, etc. O engenheiro Miguel Pereira disse que a ideia é positiva, mas é preciso fazer cumprir todas as etapas até se chegar a uma PPP. Miguel ainda disse que o esvaziamento do Batuva segue acontecendo por medida de segurança, já que as condições da taipa atualmente não forneces segurança para passagem de pedestres ou motoristas. A ideia é esvaziar por completo o Batuva, fazer uma limpeza do solo e refazer a taipa. Até lá, o Batuva continua recebendo um público moderado finais de semana para diversão.

 

Por: [email protected]

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro