qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Produtores que ainda não responderam o Censo Agropecuário têm até o dia 30 de junho

Período teve que ser prorrogado porque muitos não cumpriram com o prazo das entrevistas

O Censo Agropecuário é a principal e mais completa investigação estatística sobre a estrutura e a produção agropecuária do país e também visa obter informações sobre a estrutura, a dinâmica e o nível de produção da atividade agropecuária brasileira.
Em Sant’Ana do Livramento, já foram visitados 2.945 estabelecimentos e o resultado mostrará as transformações das atividades agropecuárias ocorridas nos últimos dez anos. Os dados trarão informações de redistribuição de terras, a expansão das fronteiras agrícolas, as alterações no uso do solo, o uso das práticas agrícolas, de conservação do solo e de tecnologias que envolvem a agropecuária.
Os dados estão sendo coletados por meio do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que contém informações sobre os setores censitários, mapa digital, cadastro de endereços e coordenadas geográficas e o Questionário Digital da Coleta, o qual tem um período de referência que foi de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, sendo prorrogado até 30 de junho de 2018.
Estão sendo recenseados todos os estabelecimentos que desenvolveram atividades agropecuárias, florestais e aquícolas para venda ou subsistência, independentemente do seu tamanho. “O PIB é baseado também na informação censitária. Portanto, chamamos todos que não foram recenseados, que se dirijam à agência do IBGE”, alerta Ademir Gonzalez, Coordenador geral do Censo Agropecuário na região.
Os produtores santanenses, de pequeno a grande porte, que ainda não tiveram suas propriedades recenseadas devem entrar em contato com o IBGE pelo número (55) 3242-2091. É de grande importância para o desenvolvimento do Estado e dos municípios a participação de todos os produtores. As informações coletadas, entre outras coisas, ajudam na criação e o aprimoramento de políticas públicas voltadas para o setor.

Subcomissão é criada para investigar abusos e violações contra presos do 8 de janeiro

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou, nesta terça-feira (1), requerimento de autoria do deputado Zucco (PL-RS) para a criação de uma Subcomissão Especial destinada a fiscalizar in loco as denúncias de abusos praticados pelo Estado brasileiro e violações de direitos humanos dentro do sistema penitenciário praticados contra os presos do 8 de janeiro. Líder da

Com a presença de Bolsonaro, oposição traça estratégia para votar PL da Anistia

Numa semana considerada decisiva para a aprovação do PL da Anistia, os principais líderes oposicionistas se reuniram nesta terça-feira (1) para discutir as estratégias de articulação visando à votação da proposta. O encontro foi coordenado pelo líder da Oposição na Câmara, deputado federal Zucco (PL-RS), e contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Também estiveram presentes no apartamento funcional

TCE-RS comunica aos fiscalizados novos prazos para pagamento de certidões e multas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) alerta os órgãos fiscalizados que, no dia 4 de abril de 2025, encerra o prazo para os municípios atualizarem as informações de cobrança e pagamento das certidões e multas. A informação consta no Ofício Circular da Direção de Controle e Fiscalização 08/2025. Conforme o ofício, disponibilizado dia 24 de fevereiro, após decisão do