Evento conta com inúmeras atividades no Parque Internacional
Na última semana, o evento alusivo ao bicentenário de Karl Marx trouxe temáticas que abordaram sua filosofia e análises, as quais foram expostas e debatidas com o público presente. O seminário ‘Nas Fronteias de Marx: Contrabandeando Ideias’ contou com um grande número de pessoas.
Palestrantes como Eliezer Pacheco, ex-secretário do Ministério da Educação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão (MCTI) e Selva Chirico, educadora e pesquisadora uruguaia que se dedicou a investigar o processo histórico da Fronteira Livramento e Rivera, marcaram presença no evento que aconteceu nas cidades irmãs, diversificando tanto nos locais onde ocorrem as palestra e debates, como também nas atividades realizadas na semana com intervenções artísticas, músicas e rodas de conversa.
Hoje, 12 de maio, está marcado o encerramento do evento. A comissão organizadora convida a comunidade para comparecer no último dia de atividades do Seminário, que acontece no Parque Internacional. As atividades estão marcadas para 10h com uma aula pública com o professor e pesquisador Oneider de Souza, o qual fará o relato da chacina do Comitê Binacional.
Acontece às 12h, a criação do Comitê Binacional em prol da construção de um monumento aos comunistas chacinados no Parque Internacional em 1950. Durante a tarde, haverá exposição de varal com poesias e protestos, sorteio de brindes, mateada, feira de livros e produtos, apresentações artísticas, músicas e uma roda de conversa com perseguidos pela Ditadura Militar. Para finalizar, às 21h, na sede do Frente Amplio, em Rivera, acontece uma confraternização.