Crime aconteceu na noite de quarta-feira (31) na cidade de Bagé
O ex-coordenador da 18ª Região Tradicionalista (RT) e Conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Gilberto Bittencourt Silveira, 48 anos, foi encontrado morto, na noite de quarta-feira, 31 de janeiro, por volta das 21h30min, dentro de seu veículo Spacefox. O crime ocorreu em uma rua em frente ao Kartódromo de Bagé, no bairro São Judas Tadeu. O autor foi preso horas depois.
Conforme informações apuradas pelo Jornal Minuano da cidade de Bagé, no registro de ocorrência da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), consta que a Brigada Militar foi chamada ao local, pois moradores haviam ouvido um disparo de arma de fogo próximo à pista de kart.
Segundo os policiais militares descreveram no registro, a vítima estava caída, com bastante sangue na região da cabeça, no banco traseiro do veículo, com o rosto próximo ao chão e as mãos amarradas com um lacre plástico. Testemunhas relataram que havia um veículo Ford Ka, cor prata, abandonado próximo, em uma passagem, que une a rua Zero Hora, do Jardim do Castelo, ao campo do Kartódromo. A perícia de Santana do Livramento fez o levantamento no local. Foi retirado do corpo de Silveira um projétil calibre 38.
Durante as averiguações, os policiais foram informados de que havia um suspeito na parte de trás da pista, próximo a um bar. Rafael da Costa Pinheiro, 20 anos, foi preso em flagrante, ao ser abordado e confessado o crime. Ele relatou aos policiais que veio para Bagé tentar a sorte, mas a vítima teria reagido e, por essa razão, foi atingido por um disparo de arma de fogo no olho. A arma não foi encontrada. Ao ser questionado, não informou sobre o revólver.
O veículo Ford Ka, que Pinheiro usava, havia sido furtado em Porto Alegre e tinha as placas adulteradas. Objetos da vítima, como carteira, telefone celular, notebook, roupas e uma marreta estavam no interior do carro.
Investigação
O titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), responsável pela investigação do crime de latrocínio (roubo seguido de morte), delegado Cristiano Ritta, explica que o acusado já possui passagens pela polícia. “Ele foi preso por tráfico de drogas há um ano e solto no dia 15 de janeiro. Também possui passagem por roubo em Pelotas”, relata.
Ritta destaca que solicitou imagens de videomonitoramento e que, durante o depoimento, o acusado informou que a vítima teria resistido. “Ele disse que veio para Bagé há umas duas semanas e que iria roubar o carro, pois ele andava com o Ka, com placas de Porto Alegre, e para não levantar suspeitas ele queria um veículo com placas de Bagé. O acusado afirma que deixou o Ka no local e foi a pé até a praça em frente a Escola Fundação Bradesco. Lá, ele afirma ter encontrado a vítima dentro do seu carro e então resolveu lhe roubar. Para que não fugisse, amarrou os braços com um lacre e o levou no banco traseiro até o campo em frente ao Kartódromo. No local, conforme ele relatou no depoimento, a vítima teria se debatido no banco da frente. Com o susto, achando que era resistência, atirou no rosto de Silveira”, completou.
O delegado destaca que, a princípio, o fato tem a autoria revelada e está solucionado. “Iremos fazer mais algumas averiguações, para confirmar a versão do depoimento do acusado”, ressalta.
MTG
O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) emitiu nota de pesar pela morte de Gilberto Silveira. Conhecido no meio cultural, o contador, formado pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), era uma figura influente no meio da tradição, tendo realizado diversas palestras em Santana do Livramento e participação de eventos em nosso município.
Sepultamento
Silveira, que era natural de Montenegro, foi velado na quinta-feira(1), no CTG Pampa e Minuano, no bairro Malafaia e sepultado às 18h, no Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé. A Prefeitura decretou luto de sete dias. O Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente (Comdica) também manifestou luto e pesar, devido à grande participação de Silveira junto à entidade. Ele deixa o filho Renan e a esposa Marta.
Por: [email protected] – 03/02/2018 às 0:00