PUBLICIDADE fael 12.03

Bastidores

Lamachia no Senado?

Repercutiu muito positivamente - não apenas entre a turma do Direito, mas sim nos mais divearsos setores da sociedade organizada brasileira - o anúncio de uma eventual candidatura ao Senado Federal do atual presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Claudio Lamachia. Ele recebeu convites não de um, mas de vários partidos, para disputar o cargo. A ideia geral é a valorização da independência histórica da OAB em relação à política brasileira. Na sessão solene que marcou a abertura do Ano Judiciário de 2018, mês passado, em Brasília,ele destacou a necessidade de isonomia na aplicação da lei e comentou sobre o cenário de tensões políticas exacerbadas. “Não podemos nos envolver na turbulência política, nem ignorá-las”, disse.

Novo desenho do Poder

A possível assunção do vereador Enrique Civeira à Secretaria Geral de Governo, anunciada para esta próxima semana, indica que realmente o vereador conseguiu confirmar sua influência sobre o prefeito e, óbvio, na Administração Municipal. Ocupa com segurança o espaço da própria vice-prefeita, Mari Machado, e traz com ele, para o Governo, uma maior presença do chamado “grupo dos 11”, como está sendo chamada nos bastidores a base situacionista – que poderá, porém, perder um membro nesta próxima semana exatamente em razão do visível alijamento do PSB do estrutura do poder municipal.

Progressistas chega com força

As conversas com o Progressistas convenceram o prefeito Ico Charopen a abrir um espaço importante para o partido no Governo Municipal. O partido ocupará pelo menos três secretarias – Turismo, para a qual indicou o administrador Luiz Arrieta; Planejamento, confirmando a conjecturada indicação do engenheiro Miguel Ângelo Pereira, e; Serviços Urbanos, representado pelo produtor rural e empresário Carlos Alberto Ribeiro Martins, o “Cabetinho”.  As pastas estavam sendo coordenadas cumulativamente pela Vice-Prefeita e pelos secretários de Desenvolvimento, Calico Grisólia, e de Obras, Ricardo Dutra.

PDT ganha mais duas?

A reforma feita na Administração pode garantir um espaço de maior destaque para o partido do prefeito Ico Charopen. Além da Secretaria Geral de Governo, que supostamente será ocupada por um vereador do PDT, é possível que outro membro do partido venha a ocupar uma secretaria. Por enquanto, o certo é que, junto com outros partidos da base do Governo, o partido deverá indicar nomes para cargos do 2º escalão. Cogita-se a possibilidade ainda da indicação de um nome de integrante de um partido que não faz parte da base, mas que possui qualificação técnica, para uma importante secretaria operacional.

Desincompatibilização

A forma como foi “desligada” das pastas do Planejamento, da Habitação e da Secretaria Geral de Governo, que havia avocado como contribuição para uma maior economia na Folha da Prefeitura no início da atual gestão, ano passado, desgostou bastante a vice-prefeita Mari Machado. Como eventual pré-candidata à deputação federal nas eleições deste ano, ela teria, de qualquer maneira, que desincompatibilizar-se das funções até o fim deste mês, por exigência da legislação eleitoral. Segundo consta, saiu furiosa do Gabinete do Prefeito, onde foi acertado seu afastamento.

Rivera sobre duas rodas

A Intendência de Rivera, que já oferece há algum tempo alguns espaços exclusivos e muito bem organizados para a prática do ciclismo esportivo ou de lazer, já está realizando estudos para ampliar ainda mais essa estrutura. Ao total, conforme foi comunicado a grupos organizados de ciclistas da fronteira, está em estudo a implantação, ainda neste ano, de nove novas sessões de ciclovias, interligando os diferentes pontos da vizinha cidade.

Por: ediselgarte@jornalaplateia.com | WhatsApp (55) 84296522 - 17/03/2018 às 0:00

 

Deixe seu comentário

Outras Notícias

+ Notícias
PUBLICIDADE