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Bem-estar

FEIJÃO AZUKI: tenha-o em casa

Vigna Angulares, conhecida em português pelo nome feijão-azuqui, é uma erva anual da família das Fabaceae, subfamília papilionóidea, com sementes vermelho-escuras ou roxas, alimentícias, nativa da China.
Sempre presente na alimentação dos japoneses, o feijão azuki é uma leguminosa ainda mais nutritiva que o feijão convencional. Utilizado em saladas, sopas e doces pelos orientais.
Velho conhecido da culinária oriental tanto para o preparo de receitas doces como salgadas, o feijão azuki esta ganhando cada vez mais espaço na cozinha brasileira, tanto pelo sabor quanto pelas suas propriedades que ultrapassam os outros feijões. Sua digestibilidade é melhor do que as outras leguminosas, apresentando menos rafinose e estaquinose, substâncias responsáveis por gases intestinais. É dotado de sabor leve e coloração vermelha.

PROPRIEDADES DO FEIJÃO AZUKI

Rico em proteínas, fibras, ferro, potássio, zinco e vitaminas do complexo B, o feijão azuki age como estimulante do sistema imunológico, contribui  para a formação óssea, controla a pressão alta, diminui os índices de derrame, facilita a digestão, regula a pressão alta, controla o excesso de açúcar no sangue, diminui a retenção de líquidos e combate pedras nos rins e na vesícula. Além disso esse feijão equilibra o pH do sangue, deixando-o  menos ácido.

BENEFÍCIOS DO FEIJÃO AZUKI

- Saúde dos ossos;
- Gestação;
- Emagrecimento;
- Massa muscular;
- Controle de prevenção de diabetes;
-Digestão;
- Combate a prisão de ventre;
- Saúde do coração;
- Combate a hipertensão;
- Anemia.
Sugestão : como preparar feijão azuki com arroz cateto
É o arroz e feijão de todo dia, mas com um sabor especial.
Ingredientes
- 1 xícara de feijão azuki;
- alho;
- azeite;
- 1 xícara de arroz cateto.
Modo de Preparo:
Feijão
1. Deixe o feijão de molho por no mínimo 12 horas com 2 colheres de sopa de limão ou vinagre de maçã;
2. Descarte a água e lave bem os feijões;
3. Coloque em uma panela grande e cubra com 3 xícaras de água filtrada e adicione uma folha de louro;
4. Ferva a água em fogo alto e então diminua o fogo e deixe cozinhar destampado por aproximadamente 30 minutos ou até estarem completamente cozidos.
Arroz
1. Deixe de molho por no mínimo 8 horas;
2. Descarte essa água e lave bem os grãos em água corrente;
3. Em uma panela de pressão, adicione o arroz e 3 xícaras de água filtrada;
4. Leve ao fogo alto até a panela pegue pressão ( comece a chiar );
5. Abaixe o fogo até a chama piloto e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos.

Dica: Sirva os alimentos em pratos separados.

UMA DICA DE: Ponto Natural
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Por: redacao@jornalaplateia.com - 27/12/2017 às 0:00

 

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