PUBLICIDADE

Bem-estar

Tomate – a frutinha que vale ouro!

Você não leu errado! Embora muitos considerem o tomate como sendo um legume, ele é um fruto.

O tomate não é originário da Europa, e sim das Américas. O tomateiro é nativo da região Andina. Apesar da fama dos molhos italianos, o tomate só chegou à Europa no século XVI. E no início, eles não eram comidos, mas usados como decoração nas mesas de banquetes. Os italianos foram os primeiros a usar tomate como comida. Por lá, chamaram a fruta de “pomo d’oro”.
O tomate é um dos alimentos mais amplamente consumidos em diversas culturas ao redor do mundo. Sua versatilidade e seu sabor, bem como a facilidade do seu cultivo, o tornaram um dos vegetais mais populares em muitos países. Significativamente, o tomate é um dos principais elementos da chamada “dieta mediterrânea“, sempre elogiada pela sua capacidade de promover a longevidade e sobretudo de evitar doenças cardiovasculares.
Grande parte desse sucesso se deve, sem dúvida, aos benefícios do tomate para a saúde. Ele é riquíssimo em substâncias que previnem uma longa lista de doenças, além de ser um alimento saudável de modo geral: suas propriedades beneficiam muito quem procura perder peso, pois este alimento tem um valor proteico muito baixo.
O tomate é um alimento carregado com uma poderosa bateria de antioxidantes, que ajudam na redução dos níveis de radicais livres que são os responsáveis por muitas doenças crônicas e degenerativas, além de aspectos indesejados do envelhecimento. O grande papel do tomate na prevenção do câncer se deve, sem dúvida, aos seus poderosos antioxidantes, sobretudo ao licopeno.
Um tomate médio possui aproximadamente 20 calorias. Esse valor, baixíssimo se considerado o tamanho dos tomates, já o torna um dos alimentos mais apropriados para auxiliar na perda de peso. A sua grande concentração de fibras também serve para que a sensação de saciedade seja maior após o seu consumo, de modo a evitar o excesso de comida nas horas seguintes.
Além disso, ele possui uma grande concentração de vitaminas e minerais. Suas propriedades destacam-se pelos altos volumes de vitamina A e de vitamina C, responsáveis por muitos benefícios do tomate à saúde, como o aumento da imunidade.
Poucos alimentos são tão versáteis como o tomate, que pode ser consumido cru ou em complexas formas preparadas, como nos populares molhos. O mais interessante nisso tudo, porém, é que o tomate também é um dos poucos alimentos cujas propriedades podem ser realçadas pelo cozimento.
Por tudo isso é que você não vai deixá-lo de fora na sua próxima refeição, não é?
Escrito por Daniela Henkin Posada – Responsável Técnico pela JALF/Recofran

UMA DICA DE: Recofran
Matriz: Av. Francisco R. de Araújo Góes, 700 - Filial 1: Av: Av. João B. Goulart, 145 - Filial 2: Av. Almirante Tamandaré, 710 - Filial 3: Rua Paul Harris, 510 - Tel.: 3243 2121 - 3244 1110 - 3243 1031 - 3243 5993 - www.recofran.com - Facebook.com/recofran

Por: - 05/12/2017 às 0:00

 

Deixe seu comentário