PUBLICIDADE

Geral

Deputado Por Um Dia

Aproximar os jovens da política. Este é o principal objetivo do Projeto Deputado por um Dia que chegou na sua 49ª edição neste ano. A Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, promoveu no dia 27 de novembro mais uma edição do projeto que busca aproximar os estudantes do Parlamento, estimular o surgimento de jovens lideranças e evidenciar a importância do Poder Legislativo para o fortalecimento da democracia e o desenvolvimento da sociedade.
Nessa edição, a Escola Estadual de Ensino Médio Cyrino Luiz de Azevedo, de Santana do Livramento, foi uma das sorteadas e na semana passada esteve representando o município e a região da fronteira no evento.

Experiência única

A professora Luciana Correia, que acompanhou os alunos durante a viagem e fez parte de todo o processo, destaca que esta foi uma grande oportunidade para cada um dos alunos vivenciar o dia a dia dos nossos representantes e conhecer o trabalho deles na politica. “Quando recebemos a proposta, para participar do Programa Deputado Por Um Dia, muitos de nós ainda não sabíamos como funcionaria e, principalmente, o que era este programa, porém, aceitamos e acreditamos que foi uma ótima escolha. Nas primeiras reuniões juntamente com Prof. Guilherme Elgui, que nos auxiliou muito no início, Professora Suelem, Professora Luciana e o Diretor Elio, debatemos bastante sobre o nome do nosso partido e o tema do nosso projeto, o que foi bem difícil de escolher, pois, todos tínhamos ideias, mas, muitas vezes estas eram muito extensas para se tornarem projetos de lei. Depois de decidirmos o nome do partido, PRES- Partido da Renovação Santanense, e o tema do projeto, continuamos nos reunindo para definir qual seria o papel de cada um na Assembleia Legislativa” explica a professora Luciana .

Na Assembleia

“Chegando lá, fomos muito bem recebidos pela Sr.ª Renata, que nos acompanhou durante todo o tempo que estivemos lá. Tomamos café, teve a abertura, pudemos conhecer os participantes das outras escolas, alguns deputados e seus assessores. Protocolamos nosso projeto de lei, participamos da reunião de líderes de bancada e em seguida fomos conhecer melhor a Assembleia e almoçar. Às 14h fomos para a Plenária, onde demos entrevistas e os projetos começaram a ser defendidos e votados. Nosso projeto foi defendido por nossa líder de bancada Deputada Mariana Bond e, enfim, aprovado pela maioria de votos. Foi realmente uma experiência única, e ficamos muito gratos e felizes por termos participado, principalmente depois de o nosso projeto ser aprovado” comenta.

Votos de Congratulações

Nesta terça-feira (5) os professores e alunos serão congratulados pela Câmara de Vereadores do Munícipio pela sua participação no Programa Deputado por um Dia.

Os jovens deputados

Ao todo 11 alunos da escola participaram do projeto. São eles: Mariana Bond – Líder da bancada, André Acosta, Ires Alves, Vitória Riefel, Emanuelly Marques, Fernanda Ayrala, Stefani Borges, Priscila Dutra, Igor Furtado, Fábio Bissolotti, Tuany Ibaldo

Por: Matias Moura - matiasmoura@jornalaplateia.com - 05/12/2017 às 0:00

 

Deixe seu comentário