PUBLICIDADE

Bem-estar

GLÚTEN

O glúten é uma proteína encontrada nos cereais como trigo, centeio e cevada, mas é, na verdade, um conjunto delas. O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina.
Ele está presente em massas como o pão, o macarrão, o bolo e a bolacha e tem a função de deixar a massa mais elástica para ser trabalhada e, ao mesmo tempo, resistente para não arrebentar quando esticada.
Outra função importante do glúten é ajudar no crescimento do bolo e do pão. Quando sovamos o pão, por exemplo, o glúten se desenvolve e forma uma rede protetora que não deixa o gás carbônico formado durante a fermentação escapar. É esse gás, retido no interior da massa, que faz o pão e o bolo crescerem. Também é o glúten que dá uma textura macia à pizza e ao macarrão e faz com que sejam, como o pão, alimentos bem fáceis de mastigar.

A ingestão de alimentos com esses cereais faz mal para quem tem intolerância ao glúten, como os doentes celíacos, pois eles não conseguem digerir bem essa proteína e, por isso, quando consomem alimentos com glúten ficam com sintomas como diarreia, dor e inchaço abdominal.

Glúten engorda?

Os alimentos com glúten que engordam são principalmente aqueles que também têm gordura e sal como ingredientes, como é o caso dos bolos, das bolachas e dos biscoitos. Porém, alimentos como pão ou torradas, apesar de terem glúten, só engordam se forem consumidos em grandes quantidades.

Alimentos que contêm glúten

Os alimentos que contêm glúten são todos aqueles que podem ser feitos com trigo, cevada ou centeio como bolachas, bolos, biscoitos, pães, torradas e qualquer massa que leve farinha de trigo, como a massa de pizza e o macarrão, por exemplo.
Além disso, bebidas como cerveja e whisky também contêm glúten, pois são feitas a partir do malte da cevada.
Escrito por Ponto Natural

Alimentos sem glúten

Os alimentos sem glúten são principalmente:
Frutas e vegetais;
Arroz e seus derivados;
Milho e seus derivados;
Fécula de batata;
Carnes e peixes;
Açúcar, chocolate, cacau, gelatinas e sorvetes;
Sal;
Óleos, azeite e margarinas.
Esses alimentos e outros produtos feitos apenas com esses ingredientes, como bolo de fécula de batata, por exemplo, podem ser consumidos numa dieta sem glúten. Os alimentos industrializados que apresentam no rótulo a designação gluten free, também não contêm glúten e podem ser consumidos por pessoas intolerantes a essa proteína.

 

UMA DICA DE: PONTO NATURAL
Rua: Barão do Triunfo, nº 614
Telefones: 3242 2054
WatsApp 9 8451 5091

Por: - 21/11/2017 às 0:00

 

Deixe seu comentário