PUBLICIDADE

Variedades

O que significa Saúde Mental?

A psicóloga Cinthya López Sapundllieff, da Clínica FloreSer, nos fala um pouco sobre Saúde Mental.

A Saúde Mental? Já se perguntou o que significa?

Pois é nos sim já temos escutado muitas vezes essa pergunta? Quando temos saúde mental? Quando estamos cuidando dela? Já que é bem mais fácil ouvir devemos fazer exercícios, cuidar do corpo… mas e da mente? Quando decidamos cuidar dela? Como se faz? O que devemos ter em conta nos cuidados da mente?

Uma boa saúde mental significa uma relação equilibrada entre as emoções (sentimentos), atitudes (pensamentos) e ações (comportamentos) ”. Em termos psíquicos poderíamos nos referir ao “eu” ao “superego” e ao “id”. Esse entendimento e divisão do aparelho psíquico foi feita pelo médico Freud ao estudar o funcionamento e a organização mental do homem dando nomes aos três elementos funcionais que atuam de diferentes formas. Aos elementos, nomeou Id, Ego e Superego – o vínculo e equilíbrio entre essa organização definirá a saúde mental.

  • Id foi atribuída a parte primitiva da mente, ou seja, o instinto irracional que se manifesta sem a preocupação com princípios morais, éticos, sua presença sem controle e uma enfermidade.
  • Ao ego foi atribuída a parte de equilibrar os anseios do Id e do Superego de forma racional e consciente. O Ego possui elementos conscientes e inconscientes que se coordinao para que uma decisão seja tomada.
  • Ao superego foi atribuída a função de impedir a realização de todos os instintos desmedidamente, utiliza regras, éticas, valores e moral para agir no Ego de forma a censurar o Id, e desejos do Id. Influencia o Ego fortemente em algumas enfermidades.

Sendo assim, deduzimos que a mente e a emoção andam bem próximas. Muitas são as causas que podem ocasionar problemas mentais, ou seja produzirem o desequilíbrio do nosso aparelho psíquico, entre eles traumas psicológicos, situações de forte desiquilíbrio emocional e também outras causas.

Em termos gerais para que nossa mente possa se desenvolver saudavelmente poderíamos desenvolver alguns hábitos saudáveis, semelhantes aos Exercícios Físicos, porém esses hábitos são de caráter mental:

Melhore o pensamento!

O pensamento atua como um ponto de partida. Pensamos, sentimos e depois exteriorizamos. Nossas emoções vêm do pensamento. Se alimentarmos hábitos negativos.

Faça o que gosta!

É preciso ter satisfação na vida. Ela é uma emoção que faz com que a pessoa sinta bem-estar, amor por si e pelos outros.

Melhore a qualidade de seus relacionamentos!

Seja no campo das amizades ou dos relacionamentos amorosos, aprenda a manter relações que não sejam tóxicas. É preciso manter-se longe de quem nos agride psicológica ou fisicamente. Se a pessoa com quem você namora é do tipo que faz críticas a todo o momento, que reforça o quão “incompetente” você é! Sem dúvida é um problema grave na sua saúde mental.

Se diante de estes elementos você não consegue se administrar sozinho? Se você não consegue mudar algum e observa que estão longe de ser saudáveis…aí é o momento de procurar um profissional.

        “Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer” (S. Freud)

       

Cinthya López Sapundllieff - Pós graduada em famílias e casais - CRP 07/25939

 

Clínica FloreSer

Endereço: Antônio Fernandes da Cunha, n° 404.

Telefone: 3243 2167

Por: Administrador - 13/11/2017 às 0:00

 

Deixe seu comentário