Prontos para fomentar a educação preventiva

Projeto conta com 23 “padrinhos”, que são apoiadores da iniciativa no município

Às 19h30 desta sexta-feira, no 10º Batalhão de Bombeiros Militar, em Sant’Ana do Livramento, acontece formatura da 11ª turma do projeto Bombeiro Mirim.
A atividade é desenvolvida com crianças de dez a 12 anos e agora forma 40 novos fomentadores da maior segurança social em relação a diversos tipos de acidentes, como os que causam incêndios.
“Este é um projeto concebido para melhorar a percepção de risco pela sociedade e ajudar na educação preventiva, para as pessoas terem condições de responderem a esses riscos, tanto para preveni-los quanto para ter o que fazer em caso de acidente, de um incêndio. Temos inúmeras ações que o Corpo de Bombeiros desenvolve neste âmbito, neste largo espectro da educação preventiva; um deles é o projeto Bombeiro Mirim”, afirma o Major Max Geraldo Meinke, comandante do 10º BBM de Livramento.
No Projeto, as crianças são levadas para se ambientarem à rotina do bombeiro na caserna e vivenciarem as preocupações deles, sendo orientadas de modo instrumental com informações e conhecimento para retornarem à sociedade e viver, crescer, desenvolverem-se e ocupar os espaços sociais com a capacidade de fazer a gestão de riscos cotidianos, identificando-os.
“O que queremos é uma sociedade mais segura do ponto de vista da prevenção de acidentes e de incêndios, porque a grande maioria dos desastres, dos incêndios e dos acidentes acontecem pela falta de percepção do risco, pela falta de instrumentação para perceber o risco e não se saber o que fazer”, diz o Major Max.

Por: redacao@jornalaplateia.com - 10/11/2017 às 0:00

 

Deixe seu comentário