Rural

Remate Dois “S” oferta o melhor da raça crioula

As Cabanhas Serra Nova, Santa Esther, San Vinicius e Brisa estarão colocando em pista, hoje, o melhor da raça crioula na pista de remates do Sindicato Rural

Na noite desta sexta-feira o Sindicato Rural de Livramento recebe a 5ª edição do Remate Dois “S” onde serão ofertados, ao todo, 40 potros da raça crioula entre machos e fêmeas. O evento é um parceria firmada entre as Cabanhas Serra Nova e Santa Esther que, juntamente com as cabanhas San Vinicius e Cabanha da Brisa, estarão colocando em pista uma excelente genética da raça que mais cresce no país.
O remate está marcado para iniciar às 20 horas com a batida do martelo da leiloeira Tellechea e Bastos Leilões da cidade de Uruguaiana especializada em remates de cavalos crioulos.

Cabanha San Vinicius

Segundo o proprietário da Cabanha San Vinicius, Ronei Cardoso Machado, o criatório estará colocando em pista 8 animais, 4 machos e 4 fêmeas e a expectativa de venda é excelente principalmente pela qualidade dos potros ofertados. “Nossa expectativa é muito boa porque a gente vai conseguir colocar em pista animais de excelente biotipo que irão concorrer a uma prova de doma após 36 dias da sua venda. Essa prova, vai premiar o melhor animal domado e seu domador com uma moto 0 km. Competição essa que será junto a uma prova de Paleteada realizada pelo Núcleo Santanense de Criadores de Cavalos Crioulos no dia 17 de dezembro. Só este fato já é um motivo a mais para termos a garantia de boas vendas no remate” destaca o criador.
O proprietário comenta ainda que após um ano de doma, haverá uma prova de tiro de laço com os animais comercializados no leilão que irá premiar o vencedor com mais uma moto 0 km. “Nós estamos programando para essa prova acontecer junto com o Crioulaço que será realizado no ano que vem em nosso município.

Cabanha Serra Nova

A Cabanha Serra Nova, localizada na região do Carcávio, irá apresentar no remate de hoje 8 fêmeas e 5 machos e o proprietário do estabelecimento, Victor Hugo Torres, destaca que esses animais são totalmente funcionais para as provas de tiro de laço, paleteada e lida de campo. “A nossa expectativa é a melhor possível, os nossos animais são funcionais para laço, paleteada e também para o homem do campo. Animais rústicos para o trabalho e esperamos casa cheia no remate. Quem quiser um cavalo bom para o serviço irá encontra no Remate Dois “S” destaca.
Os lances iniciais durante o remate serão de R$100,00 nas fêmeas com direito a concorrer a moto 0KM, já os machos a partir dos R$70,00.

Cabanha Santa Esther

A Cabanha Santa Esther, localizada na região do Pedregal realiza um trabalho com cavalos crioulos desde a década de 90 com o objetivo de produzir animais funcionais para serem utilizados tanto para o lazer quanto para o trabalho. “Esse trabalho começou há bastante tempo, com esse propósito de animais para o dia a dia. Além de tentar fazer a mistura de sangues conhecidos o que nos permite hoje estar colocando animais com procedência no mercado do cavalo crioulo em Livramento. Nós viemos para este remate com doze animais, 9 machos e 3 fêmeas. A nossa expectativa é de uma comercialização rápida assim como aconteceu nos nossos remates dos anos anteriores” destacou o criador Miguel Veloso proprietário da Cabanha Santa Esther.
Uma parceria que deu certo. O Remate Dois “S” das Cabanhas Serra Nova e Santa Esther nasceu através do desejo dos criadores Luiz Torres e Amauri Aires Veloso que tinham um sonho de unir num mesmo evento a produção de cavalos crioulos da fronteira, e consequentemente os crioulistas do município. “Eles participaram somente da primeira edição e em seguida eles faleceram mas deixaram plantada essa semente que a gente vai dando continuidade hoje. Temos que destacar também a parceria com a Cabanha da Brisa, de Paulo Hauber, sucessão de Ângela Albornoz que é um criatório muito tradicional da nossa cidade e que entrou nessa parceria agregando animais de extrema qualidade para o nosso leilão”, destaca Miguel Veloso.
O leilão acontece na antiga pista de remates do Sindicato Rural e está previsto para iniciar a partir das 20 horas.

Por: Matias Moura - matiasmoura@jornalaplateia.com - 10/11/2017 às 0:00

 

Deixe seu comentário