Exército

Bateria festeja seus 42 anos

Medalha foi entregue a soldado do efetivo variável e colaboradores da Bateria foram agraciados com diploma

Na manhã da quarta-feira (1º), formatura na 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea comemorou os 42 anos da organização militar. Autoridades da área da segurança e outras lideranças da comunidade santanense estiveram presentes na cerimonia, iniciada às 10h30.
Na solenidade, a tropa cantou a canção da artilharia antiaérea, com letra e música do Capitão Nicolau Venture Sobrinho. Após, houve a leitura do histórico da 2ª Bateria. A 2ª Bia AAAé está ligada ao passado de seu aquartelamento e com a vida da sociedade santanense; antes da existência desta organização militar, o lugar já havia abrigado outras unidades do Exército Brasileiro, como o antigo 10º Regimento de Cavalaria, extinto em 23 de fevereiro de 1915. Desde então passaram outras organizações militares, como o 15º Regimento de Cavalaria, precursor do 7º Regimento de Cavalaria, e o 8º Grupo de Artilharia a Cavalo, atual 28º Grupo de Artilharia de Campanha, situado na cidade de Criciúma, em Santa Catarina.
A história da 2ª Bateria iniciou em 1º de janeiro de 1975, com a transferência da cidade de Alegrete da 1ª Bateria do 3º Grupo de Canhões 75 mm e assim composta de quatro oficiais, um subtenente, seis sargentos e 21 cabos e soldados, transformando-se nesta unidade que acaba de completar 42 anos.
Na sequência, foi concedida a medalha de praça mais distinta ao soldado do efetivo variável Cristiano da Silva Machado, por ter se destacado no âmbito do efetivo variável durante o corrente ano de instrução. Ainda, foram concedidos os diplomas de “Amigo da Bateria” a colaboradores dessa organização militar, como: Ten. Cel. Adilomar Jacson Silva (Comandante do 2º Regimento de Polícia Montada), ST de Cavalaria Dejair Barreto Silva (Presidente do Clube de Orientação da Fronteira), Marco Antônio Alves Monteiro (Agente da Polícia Federal e Vereador municipal) e Maria Cleci Lencina Rodrigues (Diretora de Marketing e Vendas do CFC Santanense).
“É um dia de muita alegria para os integrantes da Segunda Bateria de Artilharia Antiaérea”, enfatizou o Major Daniel Rodrigues Lobo Vianna, comandante da organização militar.
O Major Lobo Vianna destacou o histórico da unidade. Também falou do momento de destaque pelo qual a 2ª Bia AAAé passa, como com a projetada chegada e previsão já formalizada de modernos equipamentos para julho de 2018. “O que vai aumentar a operacionalidade da unidade, sua motivação e seu nível de instrução. O ano de 2018 promete muito a nossa Segunda Bateria de Artilharia Antiaérea”, afirmou.
Já ao final de seu discurso fez agradecimento à sociedade santanense pela recepção que teve ao chegar neste ano para comandar a 2ª Bia AAAé.

Por: Marcel Neves - marcelneves@jornalaplateia.com - 04/11/2017 às 0:00

 

Deixe seu comentário