Rural

Segurança no campo é tema de encontro em Livramento

Durante a reunião, que aconteceu no Sindicato Rural, foram apresentados dados que comprovam a diminuição do crime do abigeato na região através de ações das forças de segurança

As ações efetivas de combate ao crime de abigeato que estão sendo realizadas no município através do “Fórum do Abigeato” criado no mês de agosto deste ano foram o principal tema discutido em um encontro que aconteceu na última sexta-feira (20) no Sindicato Rural de Livramento.
A reunião teve como sede o Movimento Nativo Coxilha de Santana e contou com a presença de 20 produtores e representantes dos Sindicatos Rurais da região, e dos representantes das Polícias Militar e Civil, Comandante do 2º RPMon, Tenente-coronel Adilomar Jacson Silva, Major Zinga Júnior e o Inspetor da Polícia Civil João Silveira. Além do assessor de Segurança da Farsul, Coronel Jerônimo Ferreira Barbosa.
Durante o encontro foram discutidos vários assuntos entre os participantes e apresentados alguns dados que dão conta da diminuição no crime de abigeato em Santana do Livramento nos últimos dois meses, desde que as ações de prevenção e combate começaram efetivamente. Para o idealizador e coordenador do fórum, Major Zinga, sem dúvida os resultados alcançados são expressivos e bastante confiáveis uma vez que os produtores rurais estão se conscientizando da importância de se fazer o devido registro. “Os números são muito bons e demostram que a gente está no caminho certo. Realmente houve uma diminuição de casos de abigeato nos dois últimos meses e isso parte pela atuação conjunta de todos os envolvidos. O resultado que nós apresentamos é tão expressivo que os representes de outros sindicatos querem levar essa metodologia de trabalho para os seus municípios” destacou Major Zinga.
Pelos números que foram apresentados no encontro, desde que o “Fórum do Abigeato” foi implantado no município houve uma diminuição bastante expressiva nos casos de abigeato. Para se ter uma ideia, em 2016 no mês de agosto foram registrados 65 casos na Polícia Civil, já neste ano no mesmo período foram 30 registros. Já o mês de setembro que no ano passado registrou 70 casos, este ano contabilizou apenas 14 registros. O que representa uma diminuição de 80% no crime de abigeato no mesmo período com a atuação efetiva das forças de segurança.
O Presidente do Sindicato Rural de Santana do Livramento disse que embora já estejam aparecendo os primeiros resultados da força tarefa é necessário que os produtores e pecuaristas continuem registrando os casos e informando às autoridades, só assim será possível diminuir ainda mais estes índices. “O que não se pode agora é baixar a guarda, temos que manter essas ações. Mas sem dúvida essa foi uma queda muito acentuada nos registros, por isto nós pedimos aos produtores que continuem registrando as suas ocorrências” encerrou o presidente do Sindicato Rural de Livramento, Luiz Cláudio Andrade.

Por: Matias Moura - matiasmoura@jornalaplateia.com - 24/10/2017 às 0:00

 

Deixe seu comentário