Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - A Educação como direito humano entra em pauta

Pesquisar

 

Política

NA FRONTEIRA

A Educação como direito humano entra em pauta

O assunto foi tema de uma palestra ministra pelo deputado Jeferson Fernandes, em Livramento

O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) ministrou no Instituto Federal Sul-rio-grandense, em Livramento uma palestra sobre “a educação como direito humano”. O evento foi na sexta-feira (06), o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa Gaúcha, e tem se dedicado a debater com os jovens questões relacionadas ao ensino, entre elas o direito ao acesso e a garantia da permanência dos estudantes nos Institutos Federais e Universidades Públicas.

 

Para o parlamentar foi uma experiência única. “Nós conseguimos refletir sobre a nossa história e como é que conseguimos conquistar os direitos das crianças e dos adolescentes. Tivemos a oportunidade de falar também sobre as pessoas que nunca tiveram acesso à educação formal, aquelas que ainda continuam analfabetas, especialmente o povo negro e indígena que sempre foi tolhido nesses direitos, porque educação era considerada um direito só para a elite brasileira e de outros países”, disse Jeferson ao jornal A Plateia.

 

Além disso, Jeferson destacou que o debate possibilita o aprofundamento da reflexão sobre temas chaves para a construção de uma sociedade plural e democrática, que ainda tem muito a caminhar até chegar ao ponto de falar em universalização do acesso ao ensino técnico e superior públicos. "Neste momento, onde nosso ensino público sofre com agressivos cortes no orçamento, devemos estar atentos e mobilizados para preservar conquistas muito importantes para a democracia, como as novas instituições federais de ensino que hoje estão presentes não só em Livramento, como em toda a região da campanha e fronteira oeste”, complementou.

Por: Rodrigo Evaldt | rodrigo@jornalaplateia.com - 07/10/2017 às 11:46

 

Deixe seu comentário

Pesquisar