Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Vai “sonar la campana”! Livramento realizará evento inédito de Gineteada

Pesquisar

 

Rural

Rural

Vai “sonar la campana”! Livramento realizará evento inédito de Gineteada

Até agora mais de 100 ginetes de diversas nacionalidades já confirmaram a presença na 1ª edição do festival Entre Gineteadas e Pajadas que acontecerá de 13 a 15 de outubro na Rural

Um palanque bem cravado ao chão, relinchos de potro ao vento, o ginete com os olhos fixos no potro bem palanqueado prestes a provar o seu valor. Rebenque, um par de esporas e o lenço ao vento quando soa a “campana”: homem e cavalo travam um verdadeiro combate arena à fora. São poucos segundos em cima do bagual que corcoveia, que separam o ginete do tombo ou da consagração.
Pois como definiu o poeta Rogério Villagran: “Ginetear é uma vocação que o índio já traz de berço onde aprende a rezar o terço desta xucra religião, pois quem traz no coração tropilhas de maus costeados, crinudos e descrinados “maulas” da marca borrada são mestres nas gineteadas entre potros e aporreados”.
Santana do Livramento irá receber entre os dias 13,14 e 15 de outubro a primeira edição do Festival Entre Gineteadas e Pajadas, que fará parte da programação da 79ª Expofeira . O evento inédito na fronteira e bastante audacioso tem como objetivo principal perpetuar a arte da gineteada além de valorizar a cultura campeira do nosso estado e dos países do Prata.      
O evento é promovido através de uma parceria firmada entre a Associação e Sindicato Rural e o Movimento Nativo Coxilha de Santana e acontecerá na pista central do Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho.
De acordo com um dos organizadores, Dartagnan Soares, patrão do M. N. Coxilha de Santana, o projeto é audacioso e pioneiro, pois foge do modelo padrão que normalmente é realizado nesse tipo de evento em nossa região. O público que comparecer ao Festival não irá ver apenas gineteadas, mas, sim, diversos shows de artistas locais. Entre eles, já estão confirmados: o renomado letrista e pajador Anomar Danúbio Vieira, e os músicos como Daniel Cavalheiro, Robson Garcia, Marcelo Nunes entre outros, que estarão abrilhantando as noites do evento.
“Este é um evento pioneiro em Livramento, e talvez na região. De gineteadas e pajadas. Nosso objetivo é resgatar a cultura do pampa gaúcho. Nós esperamos a presença de um grande público para que possam abrilhantar a nossa festa. Nós vamos ter a presença do nosso poeta santanense Anomar Danúbio Vieira nas pajadas e nas poesias e os músicos se apresentando junto com as gineteadas. Nós estamos programando uma abertura bonita que com certeza vai encantar o público. Todos os santanense são nossos convidados” disse Dartagnan Soares um dos organizadores juntamente com Rodrigo Fernandes.
Segundo Dartagnan, o evento tem previsão de começar as 18 horas todos os dias, sendo 50 montarias por dia, classificando 20 ginetes para a final, no domingo, além das montas especiais. Ao todo serão distribuídos R$10 mil reais em prêmios, do 1º ao 5º colocado.
As inscrições estão abertas no valor de R$ 400,00. Os interessados podem entrar em contato com os organizadores através dos seguintes telefones: 55 9 99631.5710 (Dartagnan Soares) e 55 9 9955.8810 (Rodrigo Fernandes). Mais informações podem ser obtidas através da Fanpage oficial: www.facebook.com/FestivalEntreGineteadasEPajadas
Até o presente momento cerca de 100 ginetes já estão inscritos para participar das provas que estão divididas nas seguintes modalidades: Pelo, Gurupa Sureña e Basto Oriental.
Ao total serão três dias de um evento inédito em nossa região e, que tem como exemplo, o ‘Festival Nacional de Doma y Folklore de Jesús María’, em Córdoba, na Argentina.

Por: Matias Moura - matiasmoura@jornalaplateia.com - 07/10/2017 às 10:36

 

Deixe seu comentário

Pesquisar