Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Grão de Bico: O grão da felicidade

Pesquisar

 

Saúde e Bem-Estar

Bem-estar

Grão de Bico: O grão da felicidade

Cultivado desde a idade antiga pelos povos egípcios, gregos e romanos o grão de bico (Cicerarietinum, Família fabaceae ) é uma leguminosa rica em proteínas e fibras, entre outros nutrientes essenciais, que contribuem e muito para manutenção de nossa saúde e boa forma.
Existem duas variedades básicas de grão de bico: a Kabuli e a Desi .
A Kabuli é a variedade cultivada e comercializada em nosso país. Os grãos apresentam coloração creme e um revestimento fino. Apesar de não ser vendido no Brasil, o grão de bico tipo Desi é o mais cultivado em todo o mundo, representando 85% da produção da leguminosa, eles são menores, mais escuros e têm uma casca mais grossa.
Benefícios do grão de bico
- Prevenção do câncer: a fibra solúvel atinge o cólon e quebra as bactérias em ácidos  graxos. Isso é absorvido pelas células do colon e é convertido em energia.
- Controle da diabetes: o grão de bico tem baixo índice glicêmico, bom para prevenção e regulação de açúcar no sangue.
- Sistema Imunológico: o grão de bico é carregado  com boa quantidade de ferro. O ferro ajuda a transportar o oxigênio através do corpo e é imperativo para manter um forte sistema imunológico e bom metabolismo.
- Contra ataques cardíacos: o grão de bico são boas fontes de folatos, que reduzem o nível de aminoácidos. O alto nível dele pode causar ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
- Auxilia o emagrecimento: quando usado como parte de uma dieta de redução de calorias, o grão de bico emagrece por aumentar a sensação de saciedade. Se você combinar o grão de bico com alimentos calóricos aumenta a chance de engordar.
- Redução do colesterol: mantê-lo em sua refeição diminui o risco de colesterol no sangue, por sua vez  reduz o risco de doenças cardíacas e derrames.
- Combate a anemia: aumenta os níveis de ferro, que é um dos componentes principais deste alimento.
- Previne depressão e ansiedade: o consumo de grão de bico, diminui a prevalência de problemas emocionais e também pode melhorá-los.
- Gestantes: o grão de bico deve ser ingerido por mulheres que pretendem engravidar, mas antes de começar a gestação. É preciso não só consumir o grão de bico como folhas frutas e legumes para ter um início de gravidez saudável
O grão de bico é utilizado em diversas receitas, como saladas, pastas e sopas, é uma excelente fonte de vitaminas, como complexo B, vitaminas K,E,C   minerais e proteínas, cálcio e fosforo,   sendo  um alimento bastante atrativo em dietas vegetarianas e vegana e demais pessoas que buscam melhorar a qualidade na alimentação.
A variedade cultivada e comercializada no Brasil apresenta coloração creme e revestimento fino, sendo vendida e encontrada em diversas formas no mercado, desidratado e cru, cozido à vácuo na forma de farinha, em conserva, petiscos entre outros.
Alguns estudos mostraram, inclusive, que o grão de bico possui o mesmo efeito que o chocolate, na produção serotonina, mas, com a vantagem de estar livre das gorduras presentes no mesmo. Tudo isso conferiu ao alimento o título de “grão da felicidade”. Escrito por Ponto Natural.

UMA DICA DE: Ponto Natural
Endereço: Barão do Triunfo, 614
Sant’Ana do Livramento
Disk Entrega: 3242-2054 / 98451-5091 WhatsApp

Por: - 03/10/2017 às 10:39

 

Deixe seu comentário

Pesquisar