Geral

Município renova licença de operação da Usina Eólica Cerro dos Trindade

Com renovação da licença, cerca de 400 empregos diretos serão gerados

As torres de energia eólica voltarão a compor o cenário de Sant’Ana do Livramento em breve. Em reunião nessa terça-feira (12), o Executivo realizou a entrega da renovação da licença de operação da Usina Eólica Cerro dos Trindade. Destruídas após um forte temporal em dezembro de 2014, 8 torres caíram e as demais deixaram de funcionar, em um total de 27 torres que eram operadas na Usina, resultando num prejuízo de cerca de R$ 270 milhões. Com a renovação da licença, a energia dos ventos deverá voltar a soprar no município nos próximos meses.
A entrega da documentação aconteceu nas dependências da Sala do Investidor, na Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento, com a presença da vice-prefeita e secretária geral de Governo, Mari Machado; do secretário municipal de Desenvolvimento, Carlos Eduardo Grisolia; da diretora do Departamento de Meio Ambiente (DEMA), Ana Yebra e do engenheiro da Secretaria de Planejamento, Miguel Pereira. O documento foi entregue ao supervisor da empresa Eólica Sul, responsável pela Usina, Sílvio Valente.
De acordo com o supervisor, as obras no Parque Eólico deverão iniciar assim que houver a liberação de recursos para a empresa. Além da retomada da energia eólica no município e a geração de tributos, a iniciativa deverá movimentar ainda mais a economia local, já que durante as obras, cerca de 400 empregos diretos serão gerados.
Para a vice-prefeita, a notícia não poderia vir em melhor hora para o município, que convive com a dificuldade financeira, buscando alternativas para implementar a economia. “Além dos empregos que irá gerar, a energia eólica hoje é a primeira em retorno de ICMS para o município. Comemoramos a entrega da licença de operação para a empresa responsável”, frisou.
Engajado na reativação do Parque Eólico, o município tem buscado agilizar a liberação de documentos para as Usinas. Há poucas semanas, também através da Sala do Investidor, foi liberada a renovação da licença de operação para a empresa Eletrosul, possibilitando a instalação de novas linhas de transmissão na Subestação Cerro Chato 02 e de mais de 300 novas torres no município.

Por: Elis Regina - elisregina@jornalaplateia.com - 13/09/2017 às 11:17

 

Deixe seu comentário