Geral

Tradicionalismo no centro do debate

Desabafo em rede social lamenta posição do DTG Lenço Branco em desfile do 20 de setembro

Nessa segunda (11), o homem que nunca mostra o seu rosto mostrou o poder das suas palavras. Giovani Grizotti, o Repórter Farroupilha, escreveu um desabafo no seu perfil nas redes sociais a respeito da colocação do DTG Lenço Branco como último grupo a desfilar no dia 20 de setembro em Livramento. O assunto ferveu na cidade desde cedo com comentários e compartilhamentos. Grizotti disse: “Gostaria de relatar a todos uma situação muito triste que está acontecendo em nossa querida Santana do Livramento. Como todos sabem, o DTG Lenço Branco foi um dos finalistas do Desafio Farroupilha. Orgulho para uma cidade que, normalmente, só é lembrada pela mídia em reportagens sobre os famosos free shops de Rivera. Agora não. Mostramos, através do DTG, aquilo que a cidade tem de melhor: seu povo, sua cultura, o Paixão...E qual o tratamento que o grupo está tendo por quem organiza a Semana Farroupilha no município? Na contramão do que está ocorrendo com as outras invernadas, o pior possível. O Lenço Branco será o ÚLTIMO a desfilar no 20 de setembro e recebeu o casereio (guarda) do galpão onde acontecem os festejos, acreditem, na MADRUGADA do dia 20. Um castigo? Desdém? Não sei as razões. O que era de se esperar? Que o grupo abrisse o desfile com os personagens que encararam e fizeram os gaúchos derramar lágrimas na tevê!! O fato é que os Santanenses sabem o legado que essa gurizada vai deixar para as futuras gerações. O Rio Grande também passou a conhecer o trabalho magnífico do Leonardo, de sua mãe Adriana e de todos os demais integrantes. Mas atenção: não esperem qualquer alteração nesse quadro. É possível que, a partir desse texto, venham a ocorrer ainda mais represálias, desprezo, indiferença. O importante é que a RBS, os tradicionalistas de bem e todo o povo de Livramento sempre farão reverência a estes artistas do Rio Grande. Porque esses, ah, esses ficam. Já os outros...A gente sabe o destino: cairão no esquecimento e na triste percepção de que eles passarão rapidamente. Mas a tradição, essa sim, essa fica!”
Durante o Programa da RCC, Conversa de Fim de Tarde, Rui Rodrigues, presidente da Comissão da Semana Farroupilha, criticou a postura do repórter da RBS TV em escrever sobre o assunto e não pesquisar. Rui disse que o grupo está em último por determinação do regulamento. “O grupo tem ausências nas reuniões desde janeiro e por isso foi punido, nada mais do que prevê o regramento”. Em contrapartida, o patrão do DTG Lenço Branco, Leonardo Soares, disse que  não reclamou para ninguém sobre a colocação do grupo no Desfile e vão garantir o fechamento do dia 20, mas contesta as ausências nas reuniões e garante que o Clube não recebeu aviso ou correspondência sobre as reuniões das comissões. Leonardo disse ainda que espera ver um tradicionalismo unido na cidade e lamenta que fatos assim aconteçam. O patrão da CTG Sinuelo do Caverá, Fabiano Gonçalves, também comentou o assunto e se disse insatisfeito com a colocação de 20° no desfile. Fabiano também afirmou que não recebeu correspondência sobre os dias das reuniões e mesmo com uma ausência, acredita que o CTG deveria desfilar logo após o Rincão da Carolina, portanto, em 5° lugar.
As manifestações se seguiram pela internet, muitos em defesa do DTG e outros em apoio da comissão. Leonardo, patrão do DTG Lenço Branco disse que não busca polêmica ou exposição, querem apenas seguir no trabalho desenvolvido até o momento. A Semana Farroupilha está marcada para começar no próximo dia 14 (quinta) com abertura às 9h da manhã.

Por: Elis Regina - elisregina@jornalaplateia.com - 12/09/2017 às 10:11

 

Deixe seu comentário