Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Rivera recebe II Festival Internacional del Cordero

Pesquisar

 

Rural

Rural

Rivera recebe II Festival Internacional del Cordero

O evento acontece neste sábado no estacionamento do Shoping Melancia e promete reunir assadores do Brasil, Uruguai e Argentina

O principal prato típico da fronteira ganhou um festival exclusivo para si. É isso mesmo, o Festival Internacional del Cordero que chega à sua segunda edição vem para firmar de vez que a região é produtora da melhor carne de ovelha tanto do Brasil, quanto do Uruguai. Mais um evento binacional que pretende divulgar as potencialidades de Livramento e Rivera. O evento é uma promoção da Intendência de Rivera, Turintegra e
Shopping Melancia.
O organizador do Festival, Enrique Fuentes, destaca que, para esta edição, estão sendo esperadas aproximadamente 600 pessoas, além de 40 assadores vindos de diversas parte do país, além de brasileiros e argentinos. 
Diferentemente do ano passado, o evento deste ano acontece em três dias tendo começado no dia 7 de setembro e se encerrando hoje, com um grande concurso de assadores e um almoço de integração. Segundo o idealizador do evento a proposta principal é criar mais um atrativo turístico para a fronteira além de incentivar o consumo de carne ovina. “Neste ano nós resolvemos realizar o festival em três dias. Começamos com uma degustação harmonizada em um free shop nosso parceiro. Depois, nós promovemos um almoço na Bodega 636, em Rivera, para os jurados do festival e também para um grupo de turistas onde foi servida carne de cordeiro e os vinhos produzidos na propriedade. Esperamos encerrar o evento com um grande assado de confraternização que vai reunir 20 duplas de assadores” destacou.
Fuentes disse ainda que durante o festival a organização irá servir para os cerca de 600 convidados, 40 corderos. O festival encerra -se neste sábado, no estacionamento do Shoping Melancia. A maior confraria gastronômica do Brasil, União Cook, de Porto Alegre, veio especialmente para participar do evento na fronteira.
Enrique destaca ainda que espera que o evento se consolide cada vez mais, por isso a necessidade de se investir em jurados internacionais de grande importância como Marcelo Bolinha e a equipe argentina Locos x el Asado que estarão julgando os concorrentes. Os ingressos que são limitados podem ser adquiridos no Hotel Verde Plaza, no Yuri Free Shop, Hotel Frontier.

Jurados de peso

Na edição deste ano o II Festival Internacional del Cordero, investiu para trazer jurados internacionais com grande experiência neste tipo de concursos. Entre os nomes escolhidos está o de Marcelo Conceição, mais conhecido como Marcelo “Bolinha”, que é consultor empresarial em cortes de carne, com 30 anos de experiência no setor. Sócio-proprietário da Origem Carnes indústria de Hamburgers e Cortes especiais de carnes (Porto Alegre – RS), desenvolveu ao longo de sua trajetória, uma expertise em carnes que tem projetado o seu trabalho em todo território brasileiro.
Consultor respeitado no setor, seu trabalho, está conquistando o Brasil. Realiza apresentações técnicas, cursos, treinamentos e consultorias técnicas, sempre abordando formas pouco convencionais de cortes, gerenciamento de açougues e casas de carnes, desenvolvendo projetos para implantação e/ou readequação de programas para indústria e varejo.
Dentre os seus serviços, destaque para a oficina no formato Vitrine da Carne. Essa atividade consiste em apresentações dentro de uma estrutura envidraçada, que simula uma casa de carnes.  A reportagem do Jornal A Plateia conversou com Marcelo Bolinha durante o evento, realizado na Bodega 636, em Rivera, na tarde de ontem, e segundo ele, o Festival do Cordero tem todos os ingredientes para se tornar uma grande referência em eventos deste tipo. Para ele, o mais importante em um assado é a escolha da carne e em seguida o preparo do fogo. “Olha, eu sou bastante crítico quando trabalho em minha empresa, em relação à carne e também quando faço um assado. No festival, a minha missão é experimentar todos os assados e escolher o melhor, é uma tarefa nada fácil. Quanto ao festival, acredito que ele já deu certo pelo número de pessoas inscritas e também as 20 duplas que se inscreveram para o concurso demostram isso”.
Pelo currículo dos assadores vai ser um grande evento e uma ótima experiência gastronômica.

Locos x el Asado

Outro jurado de peso que faz parte do corpo do júri do festival é o jovem assador de 27 anos Luciano “Mousy” Luchetti que junto com seus amigos, criou segundo ele, a maior comunidade digital sobre churrasco do mundo.  A marca Locos x el Asado  começou primeiramente com uma página no facebook depois ganhou uma página no youtube e em seguida foi parar nas telas da TV Argentina como programa revelação de gastronomia naquele país.
Luciano, hoje, se tornou uma celebridade e referência quando o assunto é assado, o jovem percorre várias partes da Argentina e de país da América Latina em busca de novas receitas e tudo isso vai parar na internet.
El “Laucha” como é conhecido pelos seus fãs, diz que tudo começou como uma brincadeira entre amigos e hoje se tornou um negócio altamente lucrativo tendo inclusive a marca Locos x el Asado conquistado patrocinadores de peso e diversos seguidores mundo a fora.
Luciano disse estar muito contente de ser convidado para fazer parte do festival ainda mais na formação do júri.

Por: Matias Moura - matiasmoura@jornalaplateia.com - 09/09/2017 às 9:36

 

Deixe seu comentário

Pesquisar