Bastidores

Delegacia local anti-abigeato

O entendimento de que, por registrar o maior número de ocorrências de crimes de abigeato na região, Livramento deveria sediar a coordenação das ações de combate a esse tipo de crime, na região, foi bem interpretado pelo deputado estadual Edu Olivera, que ontem solicitou ao secretário de Segurança, Cezar Schirmer, a criação de uma Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato no município. No último dia 31, o Governo do Estado anunciou a criação do órgão em alguns municípios, como Bagé, Camaquã e Santiago, e complementares em Cruz Alta e Rosário do Sul.
Edu lembrou que Livramento possui 200 km de fronteira Seca com o Uruguai e precisa uma delegacia especializada, visando oferecer um maior alívio e tranquilidade para esse setor, tão castigado por intempéries, crises financeiras e, óbvio, a insegurança no campo.
Livramento liderou nos últimos dois anos o ranking estadual de abigeato, sendo que, de 498 casos registrados, apenas oito inquéritos foram concluídos com indiciamento.
“Precisamos dar respostas às organizações criminosas que migram de outras áreas do crime para o campo e atender ao setor que responde por quase metade do PIB do Estado”, concluiu o deputado.

Santanense de coração

O Professor Doutor Avelar Fortunato, da Unipampa, que nos próximos dias estará deixando Livramento de volta a sua terra, em Santa Catarina, recebeu merecida homenagem de reconhecimento da Câmara de Vereadores nessa terça-feira, pela contribuição indelével que deixa para o desenvolvimento do município e região. Ele agradeceu a homenagem, proposta pelo vereador Carlos Nilo Pintos, fazendo seu próprio agradecimento a destacados membros da sociedade santanense. E destacou as potencialidades da fronteira, apropriando-se - com muita justiça - dessas atrações como riquezas “nossas”, ou seja, de todos os santanenses, dentre os quais, óbvio, ele próprio.

Rodeio Farroupilha

A Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo e a Prefeitura realizarão, durante a Semana Farroupilha, o Rodeio do Pampa, com provas de laço, gineteadas, mateada, feira de artesanato e várias atrações. Será dias 17, 18 e 19, na Cidade da Tradição, em benefício da Santa Casa.

Por: ediselgarte@jornalaplateia.com | WhatsApp (55) 84296522 - 06/09/2017 às 10:56

 

Deixe seu comentário