Rural

Conexão Delta G apresenta Sumário de Touros

O programa de melhoramento genético Conexão Delta G apresentou, na Expointer, nova edição do Sumário de Touros com avaliação genética que estará disponível para a temporada

A Conexão Delta G apresentou na Expointer, nessa quinta-feira, 31 de agosto, a sua edição anual do Sumário de Touros. A publicação traz dados sobre animais das raças Hereford e Braford de diversas origens, com avaliação genética para características relacionadas à avaliação de desempenho, reprodução e adaptação de exemplares testados no programa de melhoramento genético da entidade. Grande parte da genética desses touros já estará disponível no mercado a partir da próxima Temporada de Primavera da Pecuária Gaúcha.
Na publicação, os interessados poderão consultar dados sobre animais das raças Hereford e Braford de diversas origens, com avaliação genética para características relacionadas à avaliação de desempenho, de reprodução e adaptação de exemplares testados no programa de melhoramento genético da Conexão Delta G.
No Sumário, são mostradas também, de forma inovadora, DEPs genômicas dos animais avaliados para pigmentação ocular, comprimento de pelo, caracterização racial e resistência ao carrapato, este último item é um dos carros chefe do programa de melhoramento genético da Conexão Delta G, reconhecido no setor, em trabalho desenvolvido com a parceria da Embrapa e Gensys Consultores, e apoiado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).
Conforme o presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Bernardo Potter, nas raças Hereford e Braford, entre os touros Deca 1 (classificação dos animais que estão entre os 10% superiores do Sumário), 80% são touros de associados da Conexão Delta G. Esses animais são comparados com touros nacionais e internacionais que têm filhos avaliados no programa. “Estes touros, que estão entre os 10% superiores, fizeram parte do nosso Programa Touro Jovem, mostrando o sucesso do nosso trabalho de melhoramento genético”, afirma.
Potter avalia que muitos touros jovens já estão superando exemplares consagrados, mostrando a eficácia do melhoramento genético. Para o presidente do Conselho Técnico, isto é tudo que se projeta em um programa de melhoramento genético, que um touro fique no topo do sumário por, no máximo, três ou quatro anos e que gerações mais novas venham e superem as gerações anteriores. “Touros jovens com a primeira avaliação estão tendo destaque desde o último programa de teste de Progênie e já estão sendo contratados por Centrais de Inseminação e que estarão em breve no Sumário de touros. Esta publicação vem  coroar o nosso trabalho”, destaca.
A Conexão Delta G reúne atualmente 16 associados entre os principais criatórios das raças Hereford e Braford e tem como principal objetivo gerar e utilizar tecnologia de ponta para aumentar a rentabilidade da pecuária de corte. O programa de melhoramento genético é o forte elo entre as empresas participantes da entidade.

Por: Matias Moura - matiasmora@jornalaplateia.com - 02/09/2017 às 11:56

 

Deixe seu comentário