Rural

Cláudio Caldas, Produtor Santanense de Poll Dorset recebe homenagem na Expointer

O pecuarista foi homenageado na Sede do Núcleo de Ovinos Poll Dorset, recém-inaugurado, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio

Durante a 40ª Expointer, no dia 27 de agosto, foi realizada inauguração da Sede do Núcleo de Ovinos Poll Dorset–Sul. Juntamente com a inauguração, foi feita a homenagem com o descerramento da placa ao Dr. Cláudio Caldas, criador da raça, pelo presidente do TCE, conselheiro Marco Peixoto e pela representante do Consulado Britânico em Porto Alegre, Fernanda Silva.
Cláudio Caldas é proprietário da Cabanha Santa Rita, em Santana do Livramento, onde realiza um trabalho pioneiro, há mais de 50 anos, desenvolvendo raças bovinas como o Brangus e ovinas como o Merino Dohne e o Poll Dorset, levando o nome do município pelo país afora, e também internacionalmente, por isso recebeu esse justo reconhecimento.
A raça de ovinos Poll Dorset teve seu início no Condado de Dorset, no Reino Unido. Hoje, é uma das raças mais importantes para a produção de carne no mundo, sendo a principal raça utilizada em cruzamentos, devido ao excepcional sabor e qualidade da sua carne.
O Poll Dorset também se destaca pela sua precocidade e rusticidade, além da aptidão para partos duplos e por ser uma das poucas raças que pode produzir durante todo o ano, conseguindo assim manter o fornecimento constante de carne ovina para os mercados.
Por estes e outros motivos é que todo o Consulado Britânico fez questão de estar presente na Expointer, juntamente com uma de suas principais raças ovinas, que é o Poll Dorset.

Por: Matias Moura - matiasmoura@jornalaplateia.com - 02/09/2017 às 11:55

 

Deixe seu comentário