Rural

Arte Campeira

Conheça o trabalho do artesão e guasqueiro que transformou a paixão por cavalos em trabalho. Leandro Gonçalves, 35 anos, hoje ganha a vida comercializando miniaturas de cavalos encilhados, na internet

Quando o campo encontra a cidade, se mesclam costumes antigos com novos horizontes. Foi assim que aconteceu com Leandro Gonçalves, 35 anos, depois de trabalhar em propriedades rurais do município como peão, resolveu vir para a cidade em busca de novas oportunidades. Nascido de uma família ligada ao campo e, principalmente no trabalho manual com o couro, ele conta que desde cedo aprendeu o ofício de guasqueiro e já realizou alguns trabalhos para si, mas também para comercializar.
No entanto,  foi há cerca de 2 anos que ele viu uma oportunidade aparecer e não pensou duas vezes. Depois de ganhar uma miniatura de cavalo do seu irmão, ele resolveu confeccionar uma encilha para o presente e viu aí uma oportunidade de negócio: comercializar miniaturas de cavalos encilhados. Leandro entrou em contato com seu Dario, outro artesão santanense, que é o responsável por fazer as miniaturas e propôs uma parceria que dura até hoje.
Leandro comenta que vende na média de 20 a 30 unidades por mês, sendo que comercializa as miniaturas dos cavalos por cerca de R$150,00, com o frete incluído, pois, segundo ele, a grande maioria dos seus clientes são de fora do município tendo compradores até de outros estados interessados em seus trabalhos. “Eu vendo eles pela internet, e tem saído bastante. Hoje não preciso nem anunciar mais, porque as pessoas vem me procurar. Este trabalho surgiu como um a mais. Mas agora, se tornou a minha principal fonte de renda” disse.
Segundo Leandro, muitas pessoas que possuem cavalo entram em contato para pedir uma miniatura para dar de presente ou guardar de recordação. “A gente trabalha da seguinte maneira, tenho uma encomenda de 5 cavalos, aí eu passo a manhã inteira com o seu Dario mostrando a foto e pedindo que ele faça como o cliente pediu. Há anos que ele trabalha fazendo as miniaturas” destacou.
Leandro disse ainda que já comercializou as miniaturas com clientes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, entre outros.
O que mais impressiona no trabalho do artesão é a riqueza nos detalhes dos arreios, desde o buçal, rabicho, peiteira, estribos até as barrigueiras, demostrando assim uma réplica fiel da encilha campeira. Além das miniaturas de cavalos, Leandro também comercializa miniaturas de cachorros, e outros apetrechos das lides campeiras. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do artesão basta entrar em contato pelo fone/ watts (55) 984588870 falar com Leandro Gonçalves.

Por: Matias Moura - matiasmoura@jornalaplateia.com - 02/09/2017 às 11:32

 

Deixe seu comentário