Bastidores

Novas regras para venda de carne serão tema de audiência

Os termos dos decretos estaduais que alteram a comercialização da carne principalmente nos pequenos açougues do Estado serão tema de uma audiência pública programada pela Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa para o dia 6 de outubro, em Livramento. O encontro foi acertado na última quarta-feira, em Porto Alegre, entre a presidente da Câmara de Vereadores, Maria Helena Alves Duarte, o vereador Aquiles Pires e o deputado Nelsinho Metalúrgico. No mesmo dia, também será realizado o seminário Educação no Desenvolvimento Regional, para debater a situação das universidades e institutos federais frente ao corte de verbas por parte do governo federal. Santana do Livramento possui campus da UNIPAMPA e do Instituto Federal sul-riograndense. Os seminários regionais vêm sendo realizados em diversas cidades do interior do Estado, promovidos pela Assembleia com apoio da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos de Educação do RS, coordenada por Nelsinho Metalúrgico.

Uma caminhada para tornar a Ferradura cada vez mais turística

Neste domingo será testado um novo produto turístico no roteiro da Ferradura dos Vinhedos. Será uma caminhada de 10 km, iniciando pela “novidade” do local onde foram confirmadas pegadas de dinossauros, passando pelo Cerro de Palomas e pelas vinícolas Cordilheira de Santana e Almadén, os Novos Vinhedos e finalmente concluindo no Mirante da Almadén. É mais uma ideia do professor Avelar Fortunato, da Unipampa, que coordenou o projeto da Ferradura. O “pedestrianismo” é um tipo de atividade física que sempre atrai grande número de participantes, e, nessa proposta, associado à beleza da paisagem da região da Ferradura, com certeza poderá ser um atrativo muito maior. O grupo que fará o “test drive” neste domingo está sendo organizado pelo jornalista e guia turístico Nereo Mendes. Após esse piloto, que medirá a distância da caminhada e as paradas nos pontos de visitação turística, a “caminhada da Ferradura” começará a ser oferecida como opção de programa à comunidade fronteiriça e aos turistas que visitam a fronteira.

Cidade Farroupilha

Livramento deverá ganhar decoração temática sobre a Semana Farroupilha em pontos estratégicos para chamar a atenção de turistas e da própria comunidade para a programação que será desenvolvida entre os dias 14 e 20 de setembro. A ideia foi proposta pelo Gabinete da Primeira-Dama do Município e terá a participação de entidades representativas de diversos setores. Entre os locais escolhidos para a decoração estão o Monumento a Paixão Côrtes, trechos da entrada da cidade e pontos do Parque Internacional.

Exames subsidiados

Outra iniciativa em favor do fortalecimento da Semana Farroupilha de Livramento é uma proposta apresentada pelo tradicionalista Sergio Munhoz, da Municipal de Tradicionalismo - CMT, ao prefeito Ico Charopen, sugerindo que o Município subsidie parte do custo do exame do mormo. Essa prática já existe em outras cidades, como Bagé, e é uma grande ajuda para os tradicionalistas. A CMT está pedindo, também, a revisão do decreto que proíbe o trânsito de cavalos no centro da cidade, para dar maior visibilidade ao evento.

Por: ediselgarte@jornalaplateia.com | WhatsApp (55) 84296522 - 01/09/2017 às 10:12

 

Deixe seu comentário