Rural

Estância Carcávio e Santa Gertrudes conquistam prêmios no julgamento Braford em Esteio

As propriedades trouxeram para Livramento os prêmios Campeã Vaquilhona Maior Braford e Reservada Campeã Terneira Braford

Na última terça-feira (29), aconteceu na 40ª Expointer o julgamento de fêmeas e reprodutores Braford pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) , tarefa que, neste ano, ficou sob o comando do inspetor técnico Luís Rafael Lagreca, profissional que mais registra animais HB na atualidade.
A raça Braford originária da cruza entre a raça britânica Hereford com animais zebuínos é, por excelência, uma raça produtora de carne e nos julgamentos procura-se aqueles animais sintéticos que apresentam características de produção, ou seja, que sejam animais adaptados e que se desenvolvam bem ao nível de campo. Segundo o técnico da (ABHB) Luís Rafael o julgamento é uma oportunidade de premiar aqueles animais que mais representam as caraterísticas da raça , além é claro do trabalho dos produtores.
“Este é um momento onde vamos colocar a raça  à disposição do grande público para que analisem e vejam como ela se desenvolve. Ao criador, procuraremos dar um norte e ver como atingir novos mercados de carne, já que estamos falando de uma raça que desenvolve bem porque têm as duas condições: características de qualidade de carne das raças britânicas e a característica dos zebuínos de boa adaptação”, destacou Lagreca.
Mais uma vez Santana do Livramento demostrou que está entre os municípios que produzem a melhor genética Braford do país. A Estância Santa Gertrudes Sucessão de Yolanda Guerra Marques trouxe o título de Reservada Campeã Terneira Braford –  Box 1069, Tatuagem 769, Nome Santa Gertrudes 769 .
Já a Estância Carcávio de Antônio Guerra Soares e família, conquistou os prêmios de Campeã Vaquilhona Maior Braford – Box 1077, Tatuagem 4116, Nome Carcavio 38-4116, e Reservada Grande Campeã Braford
Ainda durante o 7º Leilão HB , que aconteceu no dia (29) foi rematado pelo preço máximo da noite o lote de três embriões com garantia de uma prenhez (irmãos inteiros da Carcávio-3537 ‘Bruna’, eleita duas vezes Grande Campeã Nacional). No mesmo dia, a vaquilhona Carcávio 38-4116 dominou a atenção dos jurados e conquistou as duas premiações em que concorreu: Campeã Vaquilhona Maior Braford e Reservada Grande Campeã Braford.
Toda a qualidade da genética Braford 4x4, ou seja, animais que são capazes de se adaptar ao ambiente de produção em que estão inseridos, pode ser conferida no remate, no dia 16 de outubro, durante a 79ª Expofeira de Sant’Ana do Livramento.

Por: Matias moura - matiasmoura@jornalaplateia.com - 01/09/2017 às 9:42

 

Deixe seu comentário