Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Porque discutir se todos concordam

Pesquisar

 

Editorial

Editorial

Porque discutir se todos concordam

Na reportagem desta quinta o texto sobre a BR (Faixa) traz cada sugestão enumerada pelos moradores, Ministério Público e Prefeitura. Primeiro, é importante saber que o que perturba a paz e sossego dos moradores é o barulho e a sujeira, basicamente, mas até que ponto isto é consequência direta dos plantões de bebidas?
Claro que havendo quem venda bebida, há quem compre, quem se divirta e até passe dos limites. Mas se observarmos melhor a sugestão oferecida por cada parte, em muitos pontos elas estão praticamente iguais: mais fiscalização, mais iluminação, limpeza na manhã do dia seguinte, banheiros públicos e vigilância. Um ponto central se tornou motivo de toda discussão: horário de fechamento de plantões de bebidas.
Os jovens gostam da Faixa, gostam de ir para a rua e o local já se tornou atração certa para cada final de semana. Será que fechando plantão seria a solução de toda a barulheira, baderna, sujeira e “pegas” praticados na Faixa? Será que o fechamento de plantões não incentivaria o comércio ilegal de bebida alcóolica por ambulantes? Será que fechando os plantões outro comerciante ardil não burlaria a Lei e venderia seus produtos por meios alternativos? São muitos pontos a ponderar e mais uma pergunta é preciso fazer: será que proibir é a solução?
Na cultura do cigarro, proibir não foi a forma de evitar que pessoas deixassem o vício, mas sim uma política de educação, constrangimento pelo resultado e a criação de espaços apropriados para quem deseja fumar.
Este editorial deixa uma sugestão. Esqueçam o horário de fechamento de plantão e comecem pelo seguinte: mais policiais nas ruas durante as noites circulando a pé pela BR; mais fiscalização do comércio;  presença, de fato, do Conselho Tutelar; limpeza no dia seguinte; controle de som, banheiros químicos e vigilância, depois, vejam o resultado e...após colocar em prática todos estes pontos que TODOS concordam, o último ponto a discordar será debatido. #fica a dica.

Por: - 31/08/2017 às 9:42

 

Deixe seu comentário

Pesquisar