Bem-estar

Dia do psicólogo

 No dia 27 de agosto, nós os psicólogos comemoramos nosso dia; é uma data que lembra a regulamentação da profissão no Brasil.

A palavra psicologia vem do grego: psique (alma) + logos (estudo). Ou seja, a psicologia estuda a alma humana, os psicólogos são profissionais para estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises das pessoas.
Mas com o decorrer do tempo a nossa profissão foi se ampliando e chegando lentamente a ser uma ferramenta significativa para ajudar em diferentes áreas do desenvolvimento e necessidades humanas… por exemplo cooperando nas empresas, nos recursos humanos, nas organizações, e também na profilaxia da problemática humana…
A psicologia foi criando uma abrangência que possibilitou tê-la como uma ferramenta nos processos e organizações humanas.
Hoje, o psicólogo é um profissional procurado inclusive antes que o problema possa aparecer e isso tornou a nossa profissão, necessariamente, muito responsável em termos gerais, pois o profissional pode atuar em diversas áreas, mas a Psicologia clínica ainda é a mais comum. Nesse caso, o profissional trabalha atendendo pessoas que buscam o autoconhecimento ou a lidar melhor com as emoções, dando suporte a elas, por meio da clínica ou da terapia.
O psicólogo não tem bola de cristal nem adivinha nada. Ele possui um conjunto de técnicas e de conhecimentos que lhe possibilitam compreender o que o outro diz, as expressões e gestos que faz, fenomenologia, integrando tudo em um quadro de análise que busca descobrir as razões dos atos, dos pensamentos, dos desejos, das emoções, utilizando instrumentos teóricos e práticos.
A Psicologia permite o autoconhecimento das pessoas das  nossas emoções, sentimentos,  de comportamentos, conhecendo vivências, angústias alegrias, voltados a melhorar a vida humana.
Mas é importante lembrar que: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” Carlos Jung
Psc: Cinthya Lopez Sapundllieff
CRP 07/25935

UMA DICA DE:  Clínica FloreSer
Endereço: Antônio Fernandes da Cunha, n° 404
Celular uy: 098 584 012 / Celular brasileiro:
9 9141-7114 (whatsApp)
Telefone:
3243-2167

Por: - 29/08/2017 às 10:44

 

Deixe seu comentário