Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Disfunção Cognitiva, o Alzheimer dos Cães e Gatos

Pesquisar

 

Reino Animal

Reino animal

Disfunção Cognitiva, o Alzheimer dos Cães e Gatos

O Alzheimer é uma doença muito discutida nos últimos anos em humanos dentro da medicina, e como o organismo dos pets se assemelham ao nosso, começaram estudos nessa área na medicina veterinária. Conhecida nos animais como Disfunção Cognitiva, os sinais clínicos se assemelham pelas mudanças de comportamento e atingem animais idosos.
Os cães e gatos tendem a ficar mais solitários, impacientes e irritáveis, podem ter os hábitos de higiene alterados, fazendo as necessidades fisiológicas fora dos locais determinados, se perdem dentro de casa, podendo ficar encurralados em cantos, latem e miam demais. As mudanças na rotina também estressam mais, como presença de pessoas que não são conhecidas em casa ou introdução de novos animais de estimação, ou começar a frequentar um banho e tosa diferente do habitual e as visitas ao médico veterinário.
Portanto, as alterações são similares às encontradas na doença de Alzheimer em humanos (perda de orientação, interação social-ambiental, ciclo de sono-vigília, treinamento higiênico e outras atividades). Na grande maioria dos casos, é possível prevenir o aparecimento destes sintomas com medicação e exercícios, por isso, a importância da orientação e acompanhamento de um médico veterinário.
Para saber mais sobre essa doença, tirar dúvidas ou fazer o diagnóstico do seu pet idoso consulte a Dra. Fernanda Policarpo, na PoliVet Centro Veterinário, na Rua Sete de Setembro, 181, em frente a Unimed, ou pelos telefones 32422927 ou 997128949 (wats).

Por: - 17/08/2017 às 9:11

 

Deixe seu comentário

Pesquisar