Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Falta espaço para tantas conquistas

Pesquisar

 

Esporte

Esporte

Falta espaço para tantas conquistas

Cléber Vidal se dedica ao mesmo esporte que a esposa e coleciona, com ela, dezenas de medalhas e muitos trofeus

No bairro Wilson, em uma tarde chuvosa de Santana do Livramento, a revelação de uma santanense de ouro: Franciely de Siqueira Chiles, 25 anos, 3° sgt da Força Aérea Brasileira, que integra o programa de Atletas de Alto Rendimento do Brasil pelo Clube de Orientação de Santa Maria.
Na simples moradia de sua família, Franciely exibiu medalhas e mais medalhas de suas conquistas na Orientação, esporte cujo objetivo é percorrer determinada distância em terreno variado e desconhecido, em que o atleta tem que passar, obrigatoriamente, por todos pontos de controle, descritos em um mapa, dado a cada concorrente. O atleta pode utilizar apenas o mapa e uma bússola para se orientar. O atleta que percorrer em menor tempo o percurso será o campeão.
Franciely iniciou a Orientação em 2006, na Escola Municipal de Ensino Agrícola, a partir do Projeto Escola Natureza, implementado por Dejair Barreto junto com a escola. A primeira competição que participou foi em 2007, na cidade de Santa Cruz do Sul. Desde então, nunca mais parou. Este ano participou de vários campeonatos importantes, entre eles o Mundial Militar de Orientação e o Jukola, ambos realizados na Finlândia; também foi ao Mundial Civil realizado na Estônia e ao World Games na Polônia.
A militar tem no currículo os seguintes títulos: campeã brasileira em 2014 e 2016; campeã Sul Americana em 2014; vice-campeã Sul-Americana de Floresta e Sprint em 2015; campeã Sul-Americana de Sprint e Médio em 2016; e campeã da Copa Sul 2017 (sprint e floresta).
Quem também participa do esporte é o esposo de Franciely, Cleber Baratto Vidal, de 32 anos. Vidal é atleta do Clube de Orientação de Santa Maria. Iniciou a praticar orientação em 1999, em um projeto na escola Ataliba Brum, de Cachoeira do Sul. Participou de diversos campeonatos importantes, tanto no meio civil quanto no militar. Correu em vários lugares como Turquia, Suécia, Dinamarca, Estônia, Áustria, França, Portugal, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai, entre outros.
Quer saber o que Franciely e Cleber disseram à reportagem de A Plateia? Confira a reportagem audiovisual neste domingo à noite, na página do Jornal A Plateia no Facebook, dentro do quadro “Jogada Ensaiada”, do Jornal das Cinco, da TV A Plateia, que saiu novamente do estúdio e, desta vez, foi ao encontro de Franciely. Não perca!

Por: Marcel Neves - marcelneves@jornalaplateia.com - 12/08/2017 às 11:48

 

Deixe seu comentário

Pesquisar