PUBLICIDADE

Polícia

Por um trânsito mais seguro, PRF lança Fetran

Em razão de questões orçamentárias, aconteceu de municípios cancelarem Projeto, mantido para Livramento

Foi lançado ontem pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Prefeitura Municipal, no auditório da Unimed, em Santana do Livamento, o Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) 2017. O Fetran utiliza as atividades pedagógicas do cotidiano escolar e inclui transversalmente a temática trânsito na vida de estudantes, com o slogan: “Transformando atitudes para salvar vidas”.
O Festival objetiva conscientizar crianças, adolescentes e toda a comunidade escolar quanto a responsabilidade de todos na segurança no trânsito. Estão envolvidas no projeto nove escolas do município: Escola Municipal Célia Irulegui, Escola Municipal Professor Dias, Escola Municipal Pacheco Prates, E.M. Nepomuceno Brum, E.M. Pedro Alencastre, E.M. Alcebíades Gomes do Amaral, E.M. Camilo Alves Gisler, E.M. João Souto Duarte e Escola Municipal Abreu Fialho. Além das instituições santanenses, também participam duas escolas públicas uruguaias de Rivera: Escuela 9 – Cristobal Colón e Escuela 5 – Gabriela Mistral.
O Fetran reúne mais de três mil pessoas entre policiais rodoviários federais, estudantes, educadores, entre outros. A temática trânsito é enfocada em todas as disciplinas do currículo escolar.
Em seu pronunciamento, Emerson Roberto Muniz da Silva, chefe da Delegacia da PRF em Santana do Livramento, salientou:
“Estamos passando por um problema grave na PRF quanto à questão orçamentária, que fez com que várias cidades do Estado cancelassem o Fetran. Mesmo passando por essa dificuldade, nós fizemos questão de realizar o Fetran nessa parceria com a Prefeitura. Também temos um ‘plus’ com a participação de nossos amigos uruguaios. Temos o orgulho de dizer que é único Fetran binacional”.
A secretária de Educação Maria Regina do Prado Alves, destacou:
“Hoje em dia não podemos ignorar que o trânsito é o responsável pelo maior número de mortes no país. Através da educação é que pode se transformar essa realidade. Fico muito feliz em contar aqui com diretores das escolas municipais”.
O secretário de Trânsito Ricardo Dutra enalteceu a iniciativa da PRF, sobretudo por não ter interrompido o Fetran em Livramento:
“De fato, sofremos uma série de restrições orçamentárias, principalmente neste ano. O ato de não interromper o Programa de educação para o trânsito é uma atitude elogiável. O Governo Municipal vem trabalhando através da Secretaria de Trânsito com foco direcionado para a educação”.
Ricardo Dutra destacou ações em âmbito de Governo com a realização em 2017 de mais de 60 blitze educativas.

Por: redacao@jornalaplateia.com - 10/08/2017 às 11:54

 

Deixe seu comentário