Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Expofeira de Livramento é lançada com várias novidades

Pesquisar

 

Rural

Rural

Expofeira de Livramento é lançada com várias novidades

Lançamento aconteceu na noite de segunda-feira(8) durante coquetel no Sindicato Rural. Além dos remates tradicionais a Expofeira terá como atração principal um festival de gineteadas

A diretoria do Sindicato Rural, representantes das cabanhas santanenses e Prefeitura Municipal estiveram reunidos na noite de segunda-feira no restaurante da Rural para o lançamento oficial da 79ª edição da Expofeira de Santana do Livramento, que irá ocorrer de 12 a 22 de outubro. Considerado um dos maiores eventos rurais da Fronteira Oeste e a 3ª maior feira do Estado em faturamento em remates, a Expofeira de Livramento conta com uma intensa agenda de remates que levam às pistas animais de alto padrão genético das raças Hereford, Braford, Angus, Brangus e Cavalo Crioulo.

Noite de Cordeiro e Vinho

Nesta edição, a Expofeira tem como sua atração de abertura a ‘Noite de Cordeiro e Vinho’, uma palestra-jantar com o jornalista especializado em agronegócio, sommelier e apresentador do Canal Rural, Irineu Guarnier Filho. O palestrante irá explanar sobre os excelentes vinhos produzidos na Campanha Gaúcha e, logo após, será servido um jantar com pratos de cordeiro preparados pelo chef santanense Nasser Zeidan. O evento será realizado no dia 14 de outubro no Centro de Eventos da Rural e os ingressos estarão à venda a partir do dia 21 de agosto.

Palestras e cursos

Além dos leilões, a Diretoria da Associação e Sindicato Rural de Livramento segue a proposta de oferecer um evento de qualidade com a programação voltada também para palestras técnicas, que servem como troca de experiências e atualização para os produtores rurais. Neste ano, a Comissão Jovem do Sindicato Rural está a cargo da organização das palestras, que irão abordar diferentes temas: ‘Seleção de fêmeas em gado comercial’, com a palestrante Graciela Quintana, do Instituto
Nacional de Pesquisa Agropecuária do Uruguai (INIA); ‘Como incrementar o sistema de produção utilizando melhoramento de campo nativo’, com Fábio Brandão da SIA; ‘Uso de sistemas integrados para o aumento na produção agropecuária’, ministrada pelo Diretor
Executivo da SIA, Davi
Teixeira.

Entre Gineteadas e Pajadas

Com dez dias de evento a programação contará com várias atividades que vão desde palestras técnicas a remates que irão ofertar o melhor da genética santanense. Além disso, o destaque fica por conta da primeira edição do Festival Entre Gineteadas e Pajadas que é uma parceria do Sindicato Rural com o Movimento Coxilha de Santana que promete trazer muita emoção para o público pois será realizado nos moldes do Festival de Doma e Folclore de Jesus Maria, em Córdoba, Argentina. Neste formato, enquanto os ginetes estão preparando as montarias, os pajadores fazem versos de improviso trazendo ainda mais emoção para o evento.
Segundo a organização, este será o primeiro festival neste estilo no Estado e já conta com mais de 100 ginetes inscritos de expressão nacional e internacional.

Com a palavra o presidente

Segundo o presidente da Associação e Sindicato Rural, Luiz Cláudio Andrade, a ideia de lançar a Expofeira já na primeira semana de agosto, foi para poder ter mais tempo para divulgação do evento e assim atrair mais público além de proporcionar aos expositores uma oportunidade para convidar os interessados em adquirir as melhores genéticas do Brasil que serão ofertadas durante os remates. “Temos certeza que os compradores virão como sempre de várias regiões do Estado em busca destes animais de extrema qualidade que nós ofertamos aqui” disse.
O presidente destacou ainda que, durante todas as noites do evento, irá funcionar o Boteco da Rural com shows musicais, além de uma parceria firmada com uma parrilla que irá se instalar dentro do parque, no restaurante, e irá ofertar aos visitantes carnes de qualidade e um serviço de primeira para os participantes da Expofeira.

Uma ótima oportunidade de negócios

Para o pecuarista e secretário do Sindicato Rural, Eduardo Soares, o evento promete ser uma das melhores edições dos últimos tempos, tanto na qualidade dos animais que serão ofertados pelos expositores, quanto na programação geral do evento. “A nossa ideia é atrair para o evento os mais variados públicos, com uma programação a mais diversificada possível. Por isso é que nós vamos começar a  Expofeira com um festival de gineteadas e pajadas para o público urbano e rural. Na parte de negócios, irão acontecer os remates de cabanhas conceituadas aqui de Livramento, tanto de bovinos quanto de equinos. Durante o dia terão as palestras técnicas que estão sendo programadas pelo Núcleo Jovem da Rural, e na parte de shows teremos Leonel Gomes e grupo” disse.
Eduardo Soares aproveitou para deixar um convite para os santanenses prestigiarem o evento e o setor do agronegócio do município que passa por um bom momento. “Certamente esta Expofeira de primavera será um momento de alavancar a nossa produção pecuária e demostrar o diferencial da nossa genética”

Boas expectativas

Já o pecuarista Cláudio Caldas destaca que em pista estarão animais que representam bem a genética produzida em Livramento e será uma ótima oportunidade para os negócios. “As expectativa são muito boas. Por exemplo, o remate Touros da Fronteira é um remate que tem 17 anos e todos os anos têm animais por um excelente preço e, acredito, que neste ano ele volte a bater recorde de vendas nas raças” disse.
O presidente do Núcleo Santanense de criadores de Angus e Brangus , Lourenço Acauan, disse: “os remates serão de grande qualidade pelo potencial genético dos animais que estão sendo ofertados. Nas raças que eu represento,  Angus e Brangus, os animais são excelentes. Pelo que tenho visto e acompanhado de todos os produtores aqui de Livramento, o sentimento é de otimismo e temos tudo para que a nossa feira supere as vendas dos anos anteriores atingindo bons preços e um alto nível de comercialização”

Informativo da Rural

Durante o coquetel também foi lançada a 3ª edição da Revista ‘Informativo da Rural’, uma publicação semestral do Sindicato Rural de Livramento com a finalidade de dar voz a todos os setores rurais do município.

 

Por: Matias Moura - matiasmoura@jornalaplateia.com - 09/08/2017 às 10:27

 

Deixe seu comentário

Pesquisar